2º TURNO NO ES – Manato ganha reforço de Erick Musso, Neucimar e Dr. Hércules; entenda os motivos

O candidato a governador Carlos Manato (PL) recebeu novas adesões à sua campanha no 2º turno. Estão, agora, no palanque dele o presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso (Republicanos), o deputado federal Neucimar Fraga (PP) e o deputado estadual Hércules Silveira (Patriota). A informação é do colunista Vitor Vogas, do portal ES360.

Candidato ao Senado derrotado no dia 2 de outubro, com 17% dos votos válidos, Erick Musso não apoiou nenhum candidato ao governo no 1º turno, assim como sua coligação. No 2º turno, porém, ele segue a tendência de alinhamento dos principais nomes do Republicanos no Estado com Manato. O deputado federal Amaro Neto, por exemplo, reeleito no domingo (2), já havia anunciado apoio ao candidato do PL.

A direção estadual do Republicanos ainda não se pronunciou oficialmente sobre a disputa local. Nacionalmente, porém, o partido está na coligação do presidente Jair Bolsonaro (PL), cujo candidato no Espírito Santo é Manato. Além disso, na política local, PL e Republicanos são partidos muito próximos nos últimos anos.

NEUCIMAR TROCA DE PALANQUE

No caso de Neucimar Fraga, a subida no palanque de Manato não é tão natural assim. Ao contrário, desperta atenção justamente porque, até a votação do último domingo, o deputado federal era aliado de Renato Casagrande. Seu partido, o PP, não só faz parte da coligação de Casagrande como reafirmou o apoio oficial da sigla ao governador no 2º turno.

“Esse pode ser considerado mais um dos cavalos de pau que pontuam a trajetória política de Neucimar. Fazendo o recorte só da última década, após perder a reeleição na Prefeitura de Vila Velha em 2012, ele foi candidato ao Senado na chapa de Casagrande em 2014, sem sucesso nas urnas”, relembra Vitor Vogas.

Pode ter pesado em sua decisão a ajuda dada por Casagrande a um concorrente direto de Neucimar em Vila Velha: o vice-prefeito Victor Linhalis (Podemos), que foi eleito.

Linhalis foi o candidato a deputado federal do prefeito Arnaldinho Borgo (Podemos), contou com a máquina municipal a seu favor e, literalmente, com a presença de Casagrande em seu palanque erguido no bairro Parque das Gaivotas.

Na disputa nacional, Neucimar é apoiador do presidente Bolsonaro.

DR. HÉRCULES REVELA RESSENTIMENTO

Hércules Silveira, o Dr. Hércules, foi candidato a deputado estadual pelo Patriota e, após quatro mandatos seguidos na Assembleia, não conseguiu se reeleger, apesar de ter ficado entre os 30 mais votados nominalmente. A chapa do Patriota não o ajudou.

Á coluna do jornalista Vitor Vogas, Hércules não disfarçou uma nota de ressentimento com Casagrande, de quem foi aliado na Assembleia durante o atual e o primeiro governo (2011-2014):

“No 1º turno, apoiei Guerino Zanon. Depois de domingo, o governo não teve nenhuma atenção comigo. Eu perdi a eleição e ninguém falou nada comigo nem me procurou. E o Manato fez isso comigo, me procurou logo depois da eleição, e estou no palanque dele. Ajudei o Casagrande durante sete anos, como presidente da Comissão de Saúde da Assembleia. Se eu fosse importante para eles, teriam me procurado”.

O poço de mágoas de Hércules com Casagrande remonta ao episódio crucial no qual ele começou a perder a reeleição. Até março, o médico e deputado estava no MDB, mas a chapa desse partido se desmantelou e os poucos candidatos competitivos, incluindo Hércules, debandaram em busca da sobrevivência eleitoral.

Hércules bateu à porta de muitos dirigentes partidários, inclusive de siglas aliadas do governo (como o PDT e o próprio PSB). Porém, considerado bom de voto, não encontrou nenhuma aberta. No limite do prazo de filiações de pré-candidatos (2 de abril), ele insistiu com Casagrande, maior líder estadual do PSB, por uma acomodação na chapa do partido, porém o governador não interveio em seu socorro.

Vogas recorda que, numa manobra extrema, Hércules chegou a assinar o pedido de filiação ao PSB no site oficial do partido. Mas o presidente estadual da legenda, Alberto Gavini, veio a público dizer que Hércules fizera aquilo por conta própria e que a filiação não seria endossada, porque a chapa do PSB já estava completa. Hércules acabou anunciando filiação ao Patriota, após o encerramento do prazo.

Para a Presidência, Dr. Hércules disse que votou em Simone Tebet (MDB) no 1º turno. Agora, afirma que já está pedindo votos para Manato e para Bolsonaro em Vila Velha.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA

spot_imgspot_img
spot_img

OUTROS DESTAQUES

Open chat
Olá, seja bem-vindo(a) ao portal CENSURA ZERO!
-Faça seu cadastro para receber Boletins Informativos em Transmissão pelo WhatsApp e autorizar o envio de notícias!
-É simples, rápido e seguro, nos termos da nossa Política de Privacidade, disponível no site.
-Deixe seu NOME COMPLETO e a CIDADE onde mora!
Obrigado e volte sempre!