POR LUCINETE OLIVEIRA*
Muitas vezes somos confrontados com situações em que precisamos nos deixar ser atingidos, sendo flexíveis para não levar tudo do jeito que gostaríamos; agimos como um bambu, nos dobramos calados, mas nunca admitimos ser controlados pelos ventos. Somos atingidos, mas não derrubados, após a tempestade nos mantemos fluindo naturalmente.
Determinada é a pessoa que tem compromisso com aquilo que acredita, tem objetivos, sabe o que quer e onde quer chegar, sem esperar pelos outros; se mantém firme graças à flexibilidade e sabedoria para desviar-se dos obstáculos.
Manter a atitude de serenidade nos permite observar certas pessoas e seus comportamentos, sem tomar partido diante de situações indesejadas, entendendo que a decisão de não brigar, não quer dizer desistência, ou que está abrindo mão de provar que tem razão, apenas prova que você não dá poderes a quem não merece e segue caminho contrário, onde conflitos e discussões não se aplicam.
Nesse processo, aprendemos a valorizar o que temos, o que somos, o que já passamos e o que nos levaram a tomar certas atitudes, sendo proativos e sábios, capazes de diagnosticar certos problemas, antes que eles aconteçam e, quanto mais aprendemos, melhores ficamos, e quem gosta de nós, comemorará, confiará e apostará em nosso sucesso.
Atitudes alicerçadas constroem a nossa volta uma estrutura, uma torcida positiva, elevando ainda mais a nossa autoestima, nos tornando cada vez mais confiantes, e conscientes de que precisamos acreditar em Deus, em nós e em poucas pessoas, transformando nossa energia positiva, rumo a prosperidade do alto.
Dessa maneira, se tentarem nos atingir, não conseguirão, pois, emoções negativas, palavras rudes que tiram a nossa paz de espírito, não nos contaminarão. Pessoas determinadas não se apegam a emoções negativas, pois preferem usar a sabedoria em lugar de atitudes precipitadas.
…
*Lucinete Oliveira é Professora. Graduada em Ciências Contábeis e Pós-Graduada em Gestão e Educação Ambiental, Educação Especial e Inclusiva e Políticas de Inclusão. Atualmente, cursa Licenciatura em Educação do Campo na Ufes.
Contatos: E-mail: lucinete_oliva@hotmail.com
CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA