POR ADRIANA BARBOSA!

O mundo está em constante mudança e isto tem alterado de maneira significativa a vida das pessoas.

Com relação ao ambiente de trabalho o destaque para esta rápida mudança está no desenvolvimento de lesões por esforço repetitivo e as doenças mentais.

No Brasil, os transtornos mentais e comportamentais tem sido a maior causa de incapacidade no país, conforme inúmeras divulgações disponíveis na internet.

Muitas vezes, os colaboradores podem iniciar um processo de insatisfação no trabalho que vai contribuir para exacerbar o adoecimento mental. Isto muitas vezes ocorre de maneira sutil e impactante em função de assédio moral, sexual, psicológico, também pressão por produtividade, competição entre os colaboradores, a necessidade de garantia do salário, falta de clareza para realização das atividades, falta de apoio, dentre outros.

E, por sua vez, a empresa algumas vezes não percebe que esse trabalhador tem uma família esperando por ele, um pai, mãe ou filho doente, uma situação de escassez financeira e outras coisas.

Colaborador e empregador fiquem atentos aos sinais para que a melhor solução seja dada e, assim, evitarem maiores consequências.

*ADRIANA BARBOSA é psicanalista, terapeuta e coach. Ajuda pessoas a equilibrarem suas emoções e a alcançarem seus objetivos. | Siga no Instagram: @adrianabarbosa_psi

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA