
A gestão do prefeito Marcus Batista, o Marcus da Cozivip (Podemos), em São Mateus é bem avaliada por quase 44% dos eleitores mateenses e 37,63% confiam que o atual Chefe do Executivo Municipal tem boas expectativas quanto às ações do mandato dele nos próximos três anos.
Os dados são de pesquisa do Instituto Perfil, realizada com 582 pessoas de cerca de 30 bairros e localidades dos cinco distritos de São Mateus (Sede, Nativo de Barra Nova, Nestor Gomes, Itauninhas e Nova Verona). As entrevistas presenciais, com moradores eleitores de São Mateus, com idade acima de 16 anos foram feitas nos dias 19 e 20 de novembro. A margem de erro é 3,89% para mais ou para menos, com grau de confiança de 95%.
A pesquisa é divulgada pelo CENSURA ZERO na condição de um dos veículos de comunicação parceiros do Instituto Perfil.
Quando o Instituto Perfil perguntou Como o Sr(a) avalia hoje a atual administração do Prefeito Marcus Batista (Marcus da Cozivip)?, os entrevistados responderam da seguinte maneira: ótimo (10,65%), bom (32,99%), regular (34,02%), ruim (9,45%), péssimo (7,90%) e não souberam ou não responderam (4,98%).
Outro aspecto sondado na pesquisa foi quanto à expectativa do mandato completo do prefeito Marcus Batista. Foi feita a pergunta: Qual é a sua expectativa, esperança, referente ao atual Prefeito de São Mateus (Marcus Batista) para os próximos 3 anos? Em relação às respostas dos 582 entrevistados, o resultado foi o seguinte: vai fazer um bom mandato (37,63%), fará um mandato mais ou menos (32,13%), terá um mandato ruim (14,95%) e não souberam ou não responderam (15,29%)


Metodologia
Diretor do Instituto Perfil, Erasmo Lima detalha alguns aspectos da metodologia da pesquisa. “Num projeto de pesquisa conciso, precisamos considerar alguns pontos cientificamente, tais como percentual estratificado de masculino x feminino; por idade; por escolaridade e por renda. É justamente essa estratificação que irá nos assegurar que o universo ao qual estamos pesquisando na ocasião está sendo representado dentro do projeto em campo”, frisa.
Ele destaca que alguns outros cuidados são tomados visando a melhor extração possível da veracidade dos números: “Em tese, nosso trabalho tem por princípio a preferência por entrevistas residenciais (cerca de 70%). Os outros 30%, ou o morador daquele bairro (unidade respondente), está próximo à sua casa, ou unidade de comércio (outro importante ator, de viés político), taxistas e outros também. Não entrevistamos quem se oferece para ser entrevistado, só entrevistamos uma pessoa por local e por aí vai. Cada composição terá sua relativa importância no campo social, ao que nos propomos a extrair de informação, para que tenhamos em mãos, num cômputo geral, de qual é o cenário atual e qual é o sentimento que os números estão demonstrando”.
Próximas pesquisas
Erasmo Lima adianta que, nos próximos dias, o Instituto Perfil publicará pesquisas em relação à Câmara de Vereadores de São Mateus e sobre a expectativa no Município de São Mateus em relação às Eleições 2026 nos cargos de Deputado Estadual, Deputado Federal, Senador, Governador e Presidente da República.
Os levantamentos serão publicados por veículos de comunicação parceiros do Instituto Perfil, como o CENSURA ZERO.
CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA



