André Sampaio, de Montanha, é eleito presidente do Prodnorte; Daniel (São Mateus) foi único prefeito ausente na eleição virtual

204

O prefeito de Montanha, André Sampaio (PSB), foi eleito presidente da Associação dos Municípios para o Desenvolvimento Regional Sustentável do Extremo Norte Capixaba (consórcio Prodnorte), na manhã desta terça-feira (30/03), para o mandato 2021-2022. A chapa eleita é composta também pelo prefeito de Conceição da Barra, Mateusinho Vasconcelos (PTB) como vice-presidente e o prefeito de Mucurici, Atanael Wagmacker (MDB) como secretário.

A eleição foi virtual foi presidida pelo prefeito interino de Boa Esperança, Renato Barros (Solidariedade). André, Mateusinho e Atanael prometem luta pela união dos prefeitos para fortalecer o Norte do Espírito Santo. Eles venceram por 6 a 5 a chapa encabeçada por Bruno Araújo (Pedro Canário) e que tinha também André Fagundes (Nova Venécia) como vice-presidente e Uélikson Bonne, o Bolinha (Vila Pavão) como secretário.

O Prodnorte é formado por 12 municípios: Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Montanha, Mucurici, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus, Jaguaré, Nova Venécia e Vila Pavão.

EX-PRESIDENTE

O prefeito de Pedro Canário, Bruno Araújo (Republicanos), que presidiu o Prodnorte no biênio 2019-2020, destacou os avanços no licenciamento ambiental e na modernização da tramitação dos processos entre os municípios.

Ele frisou a inclusão do Prodnorte como único consórcio do Espírito Santo contemplado na Parceria Publica Privada (PPP) da Caixa Econômica Federal, para destinação final de resíduos sólidos na região.

AUSÊNCIA

O único prefeito ausente na eleição foi Daniel Santana, de São Mateus, que articula com os vereadores a retirada do Município do Prodnorte. Nesse sentido, ele enviou recentemente para a Câmara Municipal o Projeto de Lei nº 005/2021, com o mesmo teor da proposta rejeitada em 2020 pela antiga composição do Legislativo.

A postura e o comportamento do prefeito de São Mateus, diante da iminente implantação do Centro Portuário de São Mateus pela Petrocity Portos e todo o contexto de desenvolvimento macrorregional que envolve o megaempreendimento, foram destacados em Editorial do CENSURA ZERO no dia 15 de março, com o título “São Mateus fora do Prodnorte?! Governo do Estado, Senadores, Deputados e Assenor precisam demover o Prefeito e os Vereadores“.

O líder da bancada federal capixaba, deputado Da Vitória, informou ao CENSURA ZERO que a situação já estaria equacionada. No entanto, o projeto de lei para a exclusão de São Mateus segue tramitação na Câmara de São Mateus. O prefeito Daniel Santana e o presidente do Legislativo, Paulo Fundão (PP), ainda não se pronunciaram sobre o assunto.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA | FOTO: REDES SOCIAIS

COMENTE ESTA NOTÍCIA!