ACESSIBILIDADE – Câmara de Vereadores de Pinheiros implanta o projeto Calçada Cidadã

166
O projeto que visa garantir acessibilidade para a inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais e com mobilidade reduzida foi aprovado pelos cadeirantes Tiago Santos Silva e Rokslândio Moreira da Silva.

A Câmara de Vereadores de Pinheiros lançou recentemente o projeto ‘Calçada Cidadã’, começando pelo prédio que abriga o setor administrativo, o setor jurídico e a sala de assessoria parlamentar.

De acordo com o presidente da Câmara, Edvan Silva Alves (PSB), o projeto é uma iniciativa da Mesa Diretora com total apoio dos demais parlamentares e prevê a padronização da calçada da sede do Legislativo. A Câmara Municipal é o primeiro órgão público de Pinheiros a implantar a Calçada Cidadã.

“A padronização facilitará o acesso de idosos, gestantes, deficientes visuais e portadores de necessidades especiais, garantindo maior mobilidade e segurança”, destaca a Assessoria de Comunicação da CMP, em nota ao CENSURA ZERO. E acrescenta: “A Calçada Cidadã possui a faixa de percurso seguro, ou seja, plana, sem degraus, sem obstáculos e não escorregadia. A faixa de serviço é marcada com piso podotátil, diferenciado para identificar área não segura para caminhar”.

O presidente Edvan Silva Alves (PSB) frisa a importância do projeto para as pessoas portadoras de necessidades especiais: “A acessibilidade é um direito fundamental de todos os cidadãos. A padronização da calçada vai proporcionar mais conforto e segurança para a população e reforça a integração entre o Legislativo e a sociedade”.

Edvan adiantou que o próximo passo da Mesa Diretora é trabalhar para adequar e facilitar o acesso dessas pessoas à Sala de Sessões Vereador Ivanildo Silva Alves.

CADEIRANTES APROVAM

Quem gostou, aprovou e parabenizou a Câmara de Vereadores pelo projeto foi o comerciante Tiago Santos Silva, 34 anos, que é cadeirante. Ele trabalha com vários colegas para criar a Associação dos Portadores de Necessidades Especiais de Pinheiros.

“A acessibilidade é direito que garante à pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida viver de forma independente e exercer seus direitos de cidadania e de participação social; constituindo um atributo essencial do ambiente que garante a melhoria da qualidade de vida das pessoas. A Câmara de Vereadores de Pinheiros está dando um grande passo para o início da realização de um grande sonho em nosso Município, pois precisamos que o nosso direito seja garantido. Os nossos parlamentares estão de parabéns, a obra ficou excelente”, parabenizou.

O também cadeirante Rockslândio Moreira da Silva, 38 anos, também enalteceu a iniciativa: “Quero agradecer e parabenizar o Legislativo Municipal por essa importante iniciativa. Agora podemos visitar nossos parlamentares sem dificuldades. A Calçada Cidadã irá nos proporcionar mais tranquilidade e segurança na questão de mobilidade e acessibilidade aos órgãos públicos, em especial à Câmara de Vereadores”.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA

COMENTE ESTA NOTÍCIA!