CAPITAL SIMBÓLICA – São Mateus comemora Dia da Consciência Negra com festejos na Comunidade Espírito Santo

-

Em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, a capital do Espírito Santo foi transferida simbolicamente para São Mateus neste sábado, 20 de novembro. E os festejos este ano ocorreram na Comunidade Quilombola Divino Espírito Santo, zona rural do Município, com presença do prefeito em exercício Aílton Caffeu, da secretária estadual de Cultura Nara Borgo, da secretária municipal de Cultura Marília Silveira, do deputado estadual Freitas e outras autoridades.

“O Dia da Consciência Negra, ligado ao marco temporal do 20 de novembro, é um momento em que se lembra da morte de um dos importantes líderes negros que resistiu à escravidão, Zumbi, do Quilombo dos Palmares. A História nos revela que ainda é preciso romper diferenças e discriminações raciais”, afirmou Marília.

A secretária lembrou que São Mateus foi marcada pelo processo que escravizou africanos, ou seja, foram “arrancados” de suas terras e na localidade, tratados como escravos.

“A formação de quilombos foi um dos caminhos encontrados pelos escravos para resistirem e buscarem suas liberdades”, salienta Marília Silveira, frisando o simbolismo da região, onde por muito tempo imperou a escravidão, com ciclos festivos, organizações religiosas, cultura popular: “São identidades e características grandiosas, de culturas populares belíssimas”.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA

spot_imgspot_img
spot_img

OUTROS DESTAQUES:

Open chat
Olá, seja bem-vindo(a) ao portal CENSURA ZERO!
-Faça seu cadastro para receber Boletins Informativos em Transmissão pelo WhatsApp e autorizar o envio de notícias!
-É simples, rápido e seguro, nos termos da nossa Política de Privacidade, disponível no site.
-Deixe seu NOME COMPLETO e a CIDADE onde mora!
Obrigado e volte sempre!