CRIMES NO CONSELHO TUTELAR – Presidente da Câmara e vereadores da base de Daniel abafam investigação policial envolvendo secretária Marinalva Broedel

-

O presidente da Câmara de São Mateus, Paulo Fundão, o Paulinho VG (PP), e outros vereadores da base do prefeito Daniel Santana, o Daniel da Açaí (sem partido), estão atuando no sentido de abafar a investigação da Polícia Civil sobre a ocorrência de crimes com prática de fake news (notícias falsas) no Conselho Tutelar de São Mateus, envolvendo, inclusive, a secretária municipal de Assistência Social, Marinalva Broedel. Na sessão ordinária realizada nessa terça-feira (16/08), os vereadores ignoraram as denúncias feitas pela conselheira Rozimeri Martins Cesconeti Guerzet Ayres em comunicado de esclarecimento público na sexta-feira (12/08). A situação é grave e exige providências por parte do Ministério Público Estadual (MPE) e do Juizado da Infância e Juventude.

Em documento distribuído aos diversos veículos de Imprensa de São Mateus, Rozi Cesconeti destaca que, por determinação judicial após constituir advogado para se defender no Poder Judiciário, conseguiu retornar às suas atividades como conselheira tutelar, depois de ser punida com suspensão de três meses. Ela relata que a punição foi determinada pela Comissão de Ética da Prefeitura, segundo ela, “de forma arbitrária por ter parado na loja Havan a pedido de uma adolescente assistida pelo Conselho Tutelar”.

A situação foi destaque há alguns meses nas redes sociais e grupos de WhatsApp de São Mateus, por conta de uma montagem com fake news que usava fotos de Rozi Cesconeti, da menor e da mãe dela saindo da loja Havan, em Linhares, e o carro do Conselho Tutelar, devidamente identificado, parado no estacionamento sem o motorista ao volante.

No comunicado de esclarecimento público distribuído à Imprensa de São Mateus, entre os quais o CENSURA ZERO, a conselheira tutelar Rozi Cesconeti relata o fato: “O motorista da PMSM, Sr. Jocemar Felício de Almeida admitiu, em oitiva na Polícia Civil, que foi ele quem tirou as fotos e as enviou para o Conselheiro Tutelar Roni dos Santos, sendo que, dias depois, essas fotos na forma de fake news foram parar nas redes sociais com comentários pejorativos que atentavam contra minha idoneidade moral”.   

“A motivação dessa perseguição à minha pessoa tornou-se mais evidente após uma denúncia que fiz sobre uma ‘doação fraudulenta de carnes’ para o próprio Conselho Tutelar, onde [sic] funcionárias da PMSM, com o veículo do Conselho Tutelar, pediam carnes para comerciantes locais e até hoje não se tem notícia da destinação dessas carnes ‘doadas’”, relata Rozi Cesconeti.

PREFEITURA E CÂMARA MUNICIPAL OMISSAS

A conselheira tutelar afirma aos veículos de comunicação de São Mateus que formalizou a denúncia na Prefeitura de São Mateus e na Presidência da Câmara de Vereadores, frisando que “nada andou”. “Aí denunciou no MP [Ministério Público] e na Polícia Civil”, acrescenta, frisando que “agora os fatos estão sendo apurados.

Rozi Cesconeti frisa no comunicado de esclarecimento público que, conforme as investigações da Polícia Civil, o motorista que tirou as fotos dela, identificado como Jocemar Felício de Almeida, é ex-marido da secretária de Assistência Social da Prefeitura de São Mateus, Marinalva Broedel.

A conselheira tutelar frisa que fez denúncia à Ouvidoria da Prefeitura de São Mateus sobre o fato de já ter pedido por duas vezes, sem obter resposta, que a secretária municipal de Assistência Social, Marinalva Brodel, retirasse o motorista (fotógrafo para fins de fake news) e ex-marido da secretária, de sua escala de trabalho. Conforme Rozi Cesconeti, Marinalva respondeu que não atendeu ao pedido, alegando com suas palavras: “não cabendo a esta Secretária passar por cima de seus preceitos éticos e profissionais, para atender caprichos de uma conselheira”.  

No comunicado de esclarecimento público enviado à Imprensa, a conselheira tutelar Rozi Cesconeti salienta que a secretária de Assistência Social, Marinalva Broedel, “em uma atitude arbitrária ‘invadiu’ fisicamente o Conselho Tutelar no dia 14/06/22 e ‘deu ordens’ aos funcionários, como se aquele órgão fosse um ‘puxadinho’ de sua Secretaria. Rozi destaca que a a postura da secretária Marinalva Broedel já foi denunciada ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdisam), ao Ministério Público, ao Juizado da Infância e Juventude. 

O CENSURA ZERO apurou que outra conselheira tutelar, Lessenilda Rodrigues, que também teria sido vítima de montagem com fake news no mesmo modus operandi, foi afastada pela mesma Comissão de Ética da Prefeitura de São Mateus pelo período de um mês, e já retornou.

Lessenilda teria registrado boletim de ocorrência sobre os fatos, solicitando investigação da Polícia Civil. Já foi confirmado que a montagem com fake news sobre caso extraconjugal partiu de membros do próprio Conselho Tutelar de São Mateus.

Além de Rozi Cesconeti, Roni dos Santos e Lessenilda Rodrigues, os outros membros titulares do Conselho Tutelar são Alexandre Cadorini, o Xandão, e Romilson Cadeias Esteves. Este último era suplente e assumiu a vaga deixada por Tatiana Simplício, que renunciou ao mandato.

CALADOS

O CENSURA ZERO deu ampla publicidade ao comunicado de esclarecimento público da conselheira tutelar Rozi Cesconeti na SUPERLIVE SUBINDO O TOM, veiculada na noite de segunda-feira (15/08). Mesmo diante da repercussão na Cidade dos fatos graves relatados publicamente pela conselheira envolvendo a Secretaria Municipal de Assistência Social, o assunto foi ignorado por todos os vereadores na sessão ordinária dessa terça-feira (16/08), na Câmara de São Mateus.

Da base do prefeito Daniel Santana no Legislativo, presidente Paulo Fundão, que é advogado e, conforme Rozi Cesconeti já havia sido comunicado sobre as irregularidades envolvendo o Conselho Tutelar e a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de São Mateus, nem citou o episódio, a exemplo das vereadoras danielistas Ciety Cerqueira e Preta do Nascimento, que normalmente fazem referência a causas ligadas às crianças e aos adolescentes.

CONSELHO TUTELAR

O Conselho Tutelar é um órgão encarregado por zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes que foram ameaçados ou que tiveram seus direitos violados, seguindo as determinações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Os conselheiros acompanham os menores em situação de risco e decidem em conjunto sobre qual medida de proteção é adequada a cada caso.

O Conselho Tutelar de São Mateus é composto por conselheiros titulares, com autoridade para intervir e aplicar medidas de proteção a crianças, adolescentes e suas famílias. De acordo com o Artigo 131 do Estatuto da Criança e do Adolescente, “o Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos na Lei Federal nº 8.069/1990”.

O OUTRO LADO

O CENSURA ZERO tentou, sem sucesso, contato com a secretária municipal de Assistência Social, Marinalva Broedel, o conselheiro tutelar Roni dos Santos e o motorista Jocemar Felício de Almeida para ouvi-los sobre o assunto.

O espaço permanece aberto para que, caso queiram, façam as suas manifestações. Havendo contato, o texto da reportagem será atualizado.

VEJA A ÍNTEGRA DO COMUNICADO DE ESCLARECIMENTO PÚBLICO ENCAMINHADO AOS VEÍCULOS DE IMPRENSA PELA CONSELHEIRA TUTELAR ROZI CESCONETI:

Sr. Diretor de Redação, 

Rozimeri Martins Cesconeti Guerzet Ayres, Conselheira Tutelar, vem COMUNICAR, A TÍTULO DE ESCLARECIMENTO PÚBLICO o que segue:  

  1. Fui afastada do Conselho Tutelar pela Comissão de Ética de forma arbitrária por ter parado na Loja Havan a pedido de uma adolescente assistida pelo Conselho Tutelar.  
  1. O motorista da PMSM, Sr. Jocemar Felício de Almeida admitiu, em oitiva na Polícia Civil, que foi ele quem tirou as fotos e as enviou para o Conselheiro Tutelar Roni dos Santos, sendo que, dias depois, essas fotos na forma de “Fake News” foram parar nas redes sociais com comentários pejorativos que atentavam contra minha idoneidade moral.   
  1. A motivação dessa perseguição a minha pessoa tornou-se mais evidente após uma denúncia que fiz sobre uma “doação fraudulenta de carnes” para o próprio Conselho Tutelar onde funcionárias da PMSM com o veículo do Conselho Tutelar pediam carnes para comerciantes locais e até hoje não se tem notícia da destinação dessas carnes “doadas”.  
  1. Denunciei na Prefeitura e na Presidência da Câmara dos Vereadores, e nada andou. Aí, denunciei no MP e na Polícia Civil. Agora os fatos estão sendo apurados.  
  1. Por uma coincidência o motorista/fotógrafo Jocemar Felício de Almeida é ex-marido da Secretária de Ação Social, Sra. Marinalva Broedel. 
  1. Em denúncia que fiz à Ouvidoria da PMSM sobre o fato de já ter pedido por duas vezes (sem qualquer resposta) que a Secretária de Ação Social retirasse o motorista/fotógrafo e ex-marido de minha escala de trabalho, ela respondeu que não atendeu ao pedido. Segundo suas palavras, “não cabendo a esta Secretária passar por cima de seus preceitos éticos e profissionais, para atender caprichos de uma Conselheira”.   
  1. Informo ainda que a Secretária de Ação Social, Sra. Marinalva Broedel,  em uma atitude arbitrária “invadiu” fisicamente  o Conselho Tutelar no dia 14/06/22 e “deu ordens” aos funcionários como se aquele órgão fosse um “puxadinho” de sua Secretaria. Já foi denunciada ao MP, na Justiça da Infância e ao COMDISAM. 

Informo também que já retornei ao trabalho por força de um MANDADO DE SEGURANÇA impetrado no Juízo da 1ª Vara Cível de São Mateus.  

Com os votos de estima e consideração,  

Atenciosamente,  

Rozimeri Martins Cesconeti Guerzet Ayres 

São Mateus 12 de agosto de 2022. 

….

VEJA TAMBÉM:

SUBINDO O TOM – Denúncia na gestão Daniel: Rozi Cesconetti afirma que secretária Marinalva acoberta crimes com fake news no Conselho Tutelar

….

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA

spot_img

VEJA TAMBÉM:

Open chat
Olá, seja bem-vindo(a) ao portal CENSURA ZERO!
-Faça seu cadastro para receber Boletins Informativos em Transmissão pelo WhatsApp e autorizar o envio de notícias!
-É simples, rápido e seguro, nos termos da nossa Política de Privacidade, disponível no site.
-Deixe seu NOME COMPLETO e a CIDADE onde mora!
Obrigado e volte sempre!