
A criação de um programa estadual de incentivo à construção de pontos de recarga de baterias de carros elétricos nos municípios capixabas foi apresentada na Assembleia Legislativa (Ales) pelo deputado Coronel Weliton (PRD). A proposta está prevista na Indicação 723/2025, aprovada no Legislativo e encaminhada ao Poder Executivo.
O deputado propõe fomento à mobilidade elétrica por meio da instalação de pontos de recarga, que facilitarão a rotina dos proprietários desses veículos, especialmente em viagens de longa distância. A medida também busca facilitar a rotina nos centros urbanos, à medida que a recarga passa a ser incorporada às atividades diárias dos consumidores.
De acordo com o parlamentar, a instalação de pontos de recarga representa não apenas um serviço inovador ainda escasso nas cidades, mas também uma oportunidade de movimentar o comércio local, já que o motorista pode consumir enquanto aguarda a recarga do veículo. Coronel Weliton explica que esse comportamento tende a se tornar cada vez mais comum, fortalecendo a economia e incentivando práticas sustentáveis.
Outro ponto destacado é que a disponibilidade de infraestrutura amplia a segurança do consumidor, funcionando como incentivo para a aquisição de veículos elétricos. “Quando a tecnologia estiver popularizada e a demanda por recarga aumentar, os locais que oferecerem esse serviço terão sua imagem fortalecida e vinculada à inovação”, afirmou.
Expansão
Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o Espírito Santo, em 2024, ocupava a nona posição do ranking brasileiro de carros elétricos emplacados, com quase 3 mil modelos rodando em vias capixabas.
A ABVE indica um potencial aumento da popularização dos modelos automotivos.
CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA | COM INFORMAÇÕES DA WEB ALES