DER e Ufes farão parceria para elaborar estudo do projeto da Fixação da Foz do Rio Cricaré

-

O Departamento de Estradas de Rodagem do Espírito Santo (DER-ES) anunciou, nesta semana, que vai fazer uma parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) para desenvolver os estudos do projeto de Fixação da Foz do Rio Cricaré, no norte capixaba. O anúncio foi feito durante uma reunião do diretor-geral do DER, Luiz César Mareto, com o deputado estadual Freitas (PSB) e a Comissão de Planejamento do Projeto de Fixação da Foz do Rio Cricaré. As informações são da Assessoria de Comunicação do deputado Freitas.

“Depois de fazer uma expedição e visitar a foz do Rio Cricaré, há 10 dias, apresentando estudos para nossos convidados, e formar uma comissão para buscar a construção do projeto que vai nos orientar na obra de fixação da foz do rio, nesta semana nós demos mais um passo à frente quando soubemos que o DER fará uma parceria com a Ufes para elaborar esses estudos. A Ufes tem know-how e profissionais altamente capacitados para fazer os estudos e elaborar um projeto que, segundo o Mareto, pode ficar pronto neste ano ainda”, comemorou o deputado Freitas (PSB).

A Comissão de Planejamento do Projeto de Fixação da Foz do Rio Cricaré é coordenada por Freitas e pelo ex-prefeito de Conceição da Barra Francisco Vervloet, o Chicão, e composta por membros da sociedade civil organizada, entre arquitetos, pescadores, comerciantes, a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) e a Defesa Civil Estadual.

“A obra de fixação da Foz do Rio Cricaré é de extrema importância porque vai beneficiar milhares de famílias que estão recebendo água salinizada nas torneiras de casa devido ao assoreamento do rio. O mar invade o leito do rio durante a fase de maré alta, subindo e chegando até o ponto de captação de água. E a obra de fixação irá resolver este e outros problemas causados pelo assoreamento e abertura da foz, que era de 80 metros e já passa de um quilômetro”, informou Freitas.

ESTUÁRIOS

Chicão avaliou a reunião com o DER como muito objetiva: “A gente entende que hoje o DER está preocupado com todos os estuários principais do Estado, dentre eles está o estuário do Rio Cricaré. Estão fazendo um convênio com a Ufes para projetar os estudos necessários”.

“Essa reunião é a continuidade desse esforço capitaneado pelo deputado Freitas e pelo ex-prefeito Chicão para resolver de uma forma definitiva a fixação da foz do rio. O encontro foi muito positivo juntamente com a notícia de parceria com a Ufes. Esse é um esforço grande do Governo do Estado em ajudar as comunidades de Conceição da Barra e São Mateus”, disse o coronel André Có Silva, coordenador da Defesa Civil Estadual.

Os membros da comissão disseram na reunião que esperam conseguir de maneira rápida formatar este projeto para o Estado partir para a sua segunda fase, que é a captação de recursos para efetuar a solução apresentada.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA

spot_imgspot_img
spot_img

OUTROS DESTAQUES:

Open chat
Olá, seja bem-vindo(a) ao portal CENSURA ZERO!
-Faça seu cadastro para receber Boletins Informativos em Transmissão pelo WhatsApp e autorizar o envio de notícias!
-É simples, rápido e seguro, nos termos da nossa Política de Privacidade, disponível no site.
-Deixe seu NOME COMPLETO e a CIDADE onde mora!
Obrigado e volte sempre!