ELEIÇÃO DO CONSELHO TUTELAR – Falta de transparência marca apuração das denúncias de irregularidades em São Mateus

251

A falta de transparência por parte da Comissão Especial Eleitoral e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Mateus (Condisam) tem marcado a apuração de denúncias de irregularidades que teriam ocorrido na eleição do novo Conselho Tutelar de São Mateus.

Procurado pelo portal CENSURA ZERO, no dia 21 de outubro, o presidente da Comissão Eleitoral, Fábio Frigério, confirmou denúncias contra seis candidatos, inclusive eleitos. Ele informou que o colegiado teria reunião no dia seguinte (22/10) para tratar das denúncias recebidas e fazer as primeiras deliberações, frisando que os candidatos questionados já haviam sido notificados para defesa escrita.

Sem dar maiores detalhes, Fábio explicou que as denúncias fazem referência a condutas vedadas para o processo eleitoral, especialmente no dia da votação. Depois da decisão da Comissão Eleitoral, os candidatos (especialmente os eleitos) teriam condições de recorrer à reunião plenária do Comdisam, que estava marcada para 30 de outubro. O resultado final das apurações, que poderia alterar os cinco titulares do novo Conselho Tutelar, seria apresentado posteriormente ao Ministério Público Estadual em São Mateus.

Na entrevista gravada em vídeo, ele garantiu que o processo teria “total transparência”. No entanto, desde então, o CENSURA ZERO passou a ter dificuldades na obtenção de outras informações sobre as apurações. Contatado no dia 23 de outubro, Fábio Frigério disse que a reunião do dia 22/10 não ocorreu, ficando adiada para o dia 30/10.

A Reportagem tem tentado sucessivos contatos com o presidente da Comissão Especial Eleitoral, sem sucesso. Os recados para que Fábio Frigério retorne as ligações ao CENSURA ZERO não têm sido atendidos.

ELEIÇÃO FOI EM 6/10

Na eleição realizada em 6 de outubro, dentre 15 nomes, foram eleitos os candidatos Alexandre Cadorini, o Xandão, Rozi Cesconeti e Lessenilda Rodrigues; e reeleitos Tatiana Simplício e Roni para o mandato 2020-2024. Geruza dos Santos, Késsia Barbosa, Selma Rezende, Romilson e Adrielle dos Santos são, pela ordem, os cinco suplentes.

Ao todo, 3.449 eleitores compareceram aos oito locais de votação, sendo que houve 23 votos nulos e 2 brancos.

DENUNCIADOS

O CENSURA ZERO apurou que entre os conselheiros denunciados por possíveis irregularidades estão os candidatos eleitos Alexandre Cadorini, o Xandão, e Lessenilda Rodrigues; e a candidata reeleita Tatiana Simplício. Também aparece o nome da candidata Késsia Barbosa, que ficou na segunda suplência. Há outros dois nomes denunciados, mas não foi possível confirmá-los.

As possíveis irregularidades são uso de poder político em benefício de candidatos, boca de urna nas proximidades e nos locais de votação, transporte de eleitores para locais de votação e irregularidades na campanha para convencimento do eleitor e captação de votos. Conforme o CENSURA ZERO apurou, todos esses itens configuram condutas vedadas e são de conhecimento expresso de todos os(as) candidatos(as), em documento assinado junto ao Comdisam.

A Reportagem apura também a possibilidade de haver ingerência política na Comissão Especial Eleitoral e no Condisam, o que pode ser um dos motivos da falta de transparência do processo eleitoral para a definição da nova composição do Conselho Tutelar de São Mateus, a partir de janeiro de 2020.

O OUTRO LADO

O CENSURA ZERO disponibiliza espaço para que a Comissão Especial Eleitoral e o Comdisam façam as considerações que julgarem necessárias sobre o assunto tratado nesta reportagem.

VEJA TAMBÉM:

EXCLUSIVO: Comissão apura denúncias de possíveis irregularidades na eleição para Conselho Tutelar em São Mateus

Aos vereadores, Rosi Cesconeti destaca funções do Conselho Tutelar e pede apoio para atividades

Xandão, Rozi, Lessenilda, Tatiana e Roni são eleitos para o novo Conselho Tutelar em São Mateus; confira o resultado completo

Quinze candidatos(as) disputam 5 vagas no Conselho Tutelar de São Mateus; saiba quem são, como e onde votar no dia 6/10

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA

COMENTE ESTA NOTÍCIA!