As urnas eletrônicas trazem novidades nas eleições de 2022. É importante observar que a ordem de votação é:
1 – Deputado Federal
2 – Deputado Estadual
3 – Senador
4 – Governador
5 – Presidente
🔲🔲🔲🔲
🔲🔲🔲🔲🔲
🔲🔲🔲
🔲🔲
🔲🔲
As colas devem ser feitas nessa ordem, especialmente para os mais idosos, a fim de evitar confusões.
-O eleitor tem que, obrigatoriamente, iniciar a votação pelo cargo de Dep Federal, em seguida, Dep Estadual, depois, Senador, depois, Governador e, por último, Presidente, nessa ordem .
-Não há como pular etapas, pois tem que apertar a tecla ‘Confirma’ para vencer cada etapa ;
-Pode votar no candidato desejado, nas iniciais do partido, ou nulo, em qualquer uma das etapas. Votar Nulo é um desperdício do voto ao cargo, porém, é válido ;
-Uma novidade : A frase ‘Confira o seu voto’ , aparece no pé da tela da urna eletrônica qdo vc digita o número do seu candidato. São alguns segundos a mais que o eleitor dispõe para conferir se o candidato que ele deseja eleger é o mesmo que aparece na tela da urna à sua frente. Espere a luz de alerta da frase ‘Confira o seu voto’ parar de piscar, para prosseguir.
-Aperte ‘Confirma ‘ para passar para a próxima etapa, se estiver tudo certo, ou aperte ‘Cancela’, para digitar novamente o número correto de seu candidato, caso a tela mostre um candidato diferente.
É importante destacar que a tecla ‘Confirma ‘ perde o seu poder até que o piscar do ‘Confira seu voto ‘ se apague. Após cessar o pisca-alerta, a tecla ‘Confirma ‘ recupera o seu poder de confirmar o seu voto.
CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA