spot_imgspot_img

Equipe de afiliada da Record TV é ameaçada durante ato de apoiadores de Bolsonaro em Vila Velha

A equipe de reportagem da TV Vitória, afiliada da Record TV no Espírito Santo, foi hostilizada e ameaçada durante uma manifestação de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, na tarde deste domingo (1º/05), em Vila Velha.

O repórter Alex Pandini e o cinegrafista José Jantorno trabalhavam na cobertura do movimento quando começaram a ser intimidados pelos manifestantes. A equipe foi ameaçada por alguns integrantes da manifestação quando tentava entrevistar uma mulher que segurava um cartaz pedindo intervenção militar.

O vereador de Vila Velha Rômulo Lacerda (PTB) não permitiu a gravação e, aos berros, acusou a emissora de estar “fazendo uma cobertura parcial”. O locutor de um dos trios elétricos chegou a usar o microfone para desqualificar o trabalho realizado pela TV Vitória. Durante o ato, algumas pessoas tentaram defender o trabalho exercido pela imprensa.

Diante da situação, para garantir a segurança dos profissionais, não restou outra alternativa a não ser deixar o local. O repórter e o cinegrafista saíram sob escolta da Guarda Municipal.

FENAJ E SINDICATO DOS JORNALISTAS REPUDIAM VIOLÊNCIA

Em nota, a Federação Nacional dos Jornalistas e o Sindicato dos Jornalistas do Espírito Santo repudiaram e lamentaram a violência sofrida pelo repórter e pelo cinegrafista da TV Vitória/Record TV.

“O trabalho do jornalismo é apurar e relatar os fatos, o que tanto incomoda aos que utilizam de mentiras para se promoverem politicamente.

Os profissionais precisam ser respeitados e não cerceados ou ameaçados. Quem perde com esse tipo de atitude é a sociedade que deixa de ser informada.

O Sindicato dos Jornalistas também orienta aos profissionais que não se arrisquem neste tipo de cobertura. Cabe às empresas de comunicação garantir a segurança de seus jornalistas, não colocando em risco a vida dos profissionais, e aos órgãos de segurança pública proteger os trabalhadores e a comunidade.

Reforçamos que estamos à disposição dos jornalistas e encaminharemos denúncias dos fatos aos organismos competentes.

Agredir jornalista é agredir a democracia. Chega de fakes. Basta de violência!”.

VEJA O VÍDEO:

GOVERNADOR CASAGRANDE

Em uma rede social, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, lamentou a violência sofrida pelos profissionais da Rede Vitória e lembrou que a liberdade de imprensa está garantida na Constituição.

“A liberdade de imprensa faz parte do Estado Democrático de Direito e está garantida em nossa Constituição. Lamentável a cena da equipe da TV Vitória sendo expulsa dos atos deste domingo. As manifestações são legítimas e não podemos aceitar que as usem para destilar ódio”, escreveu.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA | COM INFORMAÇÕES DE ‘FOLHA VITÓRIA’

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

OUTROS DESTAQUES