
O número de batalhões da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros vai aumentar no Espírito Santo. A construção das novas unidades na Grande Vitória e no interior capixaba faz parte da reforma administrativa anunciada pelo governador Renato Casagrande (PSB), na tarde de quinta-feira (15/01).
Com as mudanças, três novos batalhões da Polícia Militar e outros três do Corpo de Bombeiros vão ser criados. Além disso, a reforma ainda prevê a construção de três Companhias Independentes da PM e a criação do cargo de subcomandante do Corpo de Bombeiros.
O anúncio foi feito pelas redes sociais junto dos secretários de Segurança Pública, Leonardo Damasceno, e de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc. Também participaram o comandante-geral da PM, coronel Douglas Caus e o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre Cerqueira.
De acordo com Casagrande, a intenção é enviar o Projeto de Lei para a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) até fevereiro, para autorização do início das intervenções.
O que será feito
Renato Casagrande destacou que as cidades de Vila Velha e Serra receberão batalhões do Corpo de Bombeiros Militar. O projeto ainda prevê que a corporação passe a contar com um batalhão especializado em desastres ambientais.
Além disso, haverá um batalhão da PM em Viana. O município já conta com uma companhia independente, instalada durante o primeiro mandato do governador.
“Viana é uma cidade que cresceu muito, por conta disso precisa de um batalhão próprio, assim como outros municípios, como Afonso Cláudio”, destacou Casagrande.
Além de Afonso Cláudio e Viana, um batalhão da Polícia Militar também será construído em Marataízes, no Sul do Espírito Santo.
Companhias independentes
Atualmente, com um destacamento ligado ao batalhão de Cachoeiro de Itapemirim, Castelo passará a contar com uma companhia independente de Polícia Militar na região Sul.
O mesmo acontecerá na região Serrana, em Santa Maria de Jetibá, uma vez que o destacamento é atualmente vinculado à delegacia de Santa Teresa.
Na região Norte do Estado, também haverá uma companhia independente em Sooretama. Hoje, o destacamento é vinculado ao batalhão da PM de Linhares.
Ainda segundo Casagrande, uma companhia motorizada será instalada no Batalhão de Missões Especiais da Polícia Militar.
Desastres ambientais
O governador anunciou também que haverá um novo destacamento do Corpo de Bombeiros especializado em desastres ambientais e a criação do cargo de subcomandante para corporação.
“Contaremos com este batalhão especializado em desastres ambientais para estarmos prontos para agir quando houver este tipo de emergência. Além disso, vamos criar o subcomandante dos bombeiros, que hoje não existe”, frisou Renato Casagrande.
CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA






