FAKE NEWS ELEITORAL – José Mário diz que não é mais o administrador de página que publicou ataques a adversários do prefeito Daniel: ‘Eu mudei de vida’

370

O designer gráfico José Mário Medrado Soares Júnior afirma que não é mais o administrador da página A VOZ DO POVO, que publicou fake news contra adversários do prefeito Daniel Santana, candidato à reeleição, no dia 20 de setembro. A postagem foi simultânea à da página Boca no Trombone São Mateus, pertencente à rede de fanpages de Dilton Pinha, porta-voz e assessor informal do Chefe do Executivo mateense.

José Mário procurou o CENSURA ZERO, afirmando que “não tem nada a ver” com a publicação da fake news eleitoral. Ele referiu-se à reportagem do CENSURA ZERO, na qual foi relatado que a página A VOZ DO POVO, que assessora o prefeito Daniel Santana na promoção pessoal e atos favoráveis da Prefeitura de São Mateus, publicou uma capa adulterada de uma edição impressa da Tribuna do Cricaré, envolvendo o governador Renato Casagrande (PSB), ex-deputado Freitas (PSB) e o candidato a prefeito Carlinhos Lyrio (Podemos).

A capa falsificada era acompanhada do seguinte texto: “SÓ PRÁ RECORDAR, ELES SEMPRE ESTIVERAM JUNTOS! O Grupo Carlinho Lírio, Amadeu Boroto, Freitas, Jorge Silva, Rui Baromeu são todos do mesmo grupo. Ficam usando o velho discurso para enganar vc eleitor”. A capa da fanpage autora da fake news trazia uma foto do prefeito Daniel junto a uma criança, sendo retirada do ar depois da reportagem e a repercussão do ato criminoso.

A página trazia a identificação com um telefone celular de José Mário, até então reconhecido entre internautas como dono da página. No entanto, José Mário disse que o número de celular não pertence mais a ele e que transferiu a administração da página A VOZ DO POVO para “outra pessoa”, que não quis identificar.

“Para quem eu passei, não vai adiantar falar. Cabe à Justiça identificar. Eu respondo por mim”, afirmou ao jornalista André Oliveira. E prosseguiu: “Eu já mudei de vida. Há dois atrás (sic) a minha vida mudou, senhor André. Eu hoje sou um pai de família, eu não tenho ligação nenhuma com o Dilton [Pinha]. Eu não estou nem em grupo de WhatsApp, a não ser da minha família”.

José Mário acrescentou que estava trabalhando em cargo comissionado na Prefeitura de São Mateus, lotado na Secretaria de Assistência Social, mas foi exonerado na semana passada. “Eu estou trabalhando na política”. Ele confirmou que tem atividades com o nome artístico de DJ Cocão, mas esclarece que tocou em Guriri contratado “apenas uma vez” pela Prefeitura. “Eu toquei e recebi pelo meu trabalho”, afirmou.

REPÚDIO E PROVIDÊNCIAS

Em Nota de Repúdio publicada no dia 23 de setembro, a Editora Tribuna do Cricaré, responsável pela publicação do jornal Tribuna do Cricaré (TC), cobrou providências das autoridades quanto às “devidas investigações” de fake news eleitoral.

A TC qualificou como “atitude criminosa” a montagem e a distribuição, no domingo (20/09), de “falsificação grosseira de capa do jornal Tribuna do Cricaré (edição 6.091, de 19/09/2018), entregando-se ao afã da disputa eleitoral inconsequente e prejudicial às relações civilizadas”.

O candidato a prefeito de São Mateus Carlinhos Lyrio (Podemos) e o ex-deputado Freitas, presidente municipal do PSB, confirmaram ao CENSURA ZERO a formalização de denúncia à Polícia Civil, ao Ministério Público e ao Judiciário, com pedido de “austeridade” na investigação de fake news eleitoral publicada em páginas de apoiadores do atual prefeito Daniel Santana, que é candidato à reeleição.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA

COMENTE ESTA NOTÍCIA!