POR LUCINETE OLIVEIRA*
“Anda com sábios e serás sábio, mas o companheiro dos tolos será afligido” (Provérbios 13:20). Existem pessoas que andam conosco, fazem parte de nossas vidas, mas gostam apenas de certos aspectos nossos, que lhes tragam algum benefício.
Vivemos a ilusão de que só porque estão sempre por perto, têm por nós uma profunda admiração, nos querem bem; mas nem sempre isso é verdade; elas estão sempre por perto, nos usando como parasitas sugando um hospedeiro, sugam, gostam do “néctar” que lhes proporcionamos.
Enquanto isso, seguimos enganados, acreditando em certos “amigos, ” e que estes, em caso de um momento de dificuldade nossa, estarão de corações e mãos abertas a nos ajudar; sempre acreditando que essas pessoas são maravilhosas e que nos querem bem.
Só que nem sempre é assim: elas nos suportam, são invejosas e não nos querem em suas vidas, pelo fato de não nos amar de verdade, pois admiram apenas o que podem tirar, sugar.
Na maioria das vezes, são egoístas e manipuladoras; no fundo acreditam que somos obrigados a atender seus caprichos, usando a teoria do “faça por mim, aquilo que gostaria que fizesse por você, ” demonstrando com isso ainda mais egoísmo.
Somos diferentes e precisamos fazer para o outro aquilo que é importante para ele, não para nós.
…

*LUCINETE OLIVEIRA é professora, graduada em Ciências Contábeis e Pós-Graduada em Gestão e Educação Ambiental, Educação Especial e Inclusiva e Políticas de Inclusão. Atualmente, cursa Licenciatura em Educação do Campo na Ufes.
Contatos: E-mail: lucinete_oliva@hotmail.com
CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA



