IDENTIDADE PROFISSIONAL – Como criar alternativas no ambiente de trabalho

227

POR ADRIANA BARBOSA*

Quem não tem uma história para contar do que já passou no seu ambiente de trabalho?

Quantas angústias, dias torturantes, estressantes, pessoas exigentes, pessoas confusas, muita pressão, tem que dar conta, relacionamentos profissionais desagradáveis, fofocas e tudo isto afeta diretamente o desempenho profissional, criando assim desequilíbrios emocionais e gerando problemas de saúde mental e física.

E para minimizar todo este contexto inerente a vida laboral, é de suma importância a criação de alternativas que possam incentivar a participação dos colaboradores.

Esse envolvimento com alternativas para minimizar o impacto das ações negativas, evitará o isolamento dos colaboradores que deixarão de abrigar a dor silenciosa e perigosíssima para a saúde mental.

E estas alternativas podem ser por meio de reuniões de diálogo, caixas de sugestões, reuniões de integração, momentos de descontração, palestras específicas, ginástica laboral e outras.

É importante que todos entendam que a equipe de trabalho tem um papel relevante na construção de ações preventivas para evitar problemas de saúde mental.

A criação das alternativas para minimizar o impacto na saúde mental do profissionais vai reduzir o estresse e os conflitos pessoais.

*ADRIANA BARBOSA é psicanalista, terapeuta e coach. Ajuda pessoas a equilibrarem suas emoções e a alcançarem seus objetivos. Siga no Instagram: @adrianabarbosa_psi

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA

COMENTE ESTA NOTÍCIA!