Jozail denuncia ‘estado de abandono total’ de escolas de área quilombola em São Mateus e promete acionar o Ministério Público Federal

369

O vereador Jozail Fugulim, o Jozail do Bombeiro (PTB), denunciou o que avaliou como ‘estado de abandono total’ de escolas de área quilombola em São Mateus’. Em discurso na tribuna da Câmara Municipal, na sessão ordinária de terça-feira (17/09), o parlamentar criticou a inércia da Prefeitura por não tomar as devidas providências.

Vários problemas foram detectados por Jozail em fiscalização in loco às escolas de Dilô Barbosa, Nova Vista e São Jorge, no mesmo dia da sessão. O vereador encontrou problemas na estrutura físicas, no abastecimento de água e no fornecimento de merenda escola.

Na lista dos problemas encontrados estão paredes com rachaduras, infiltrações no teto, buracos no telhado, falta de bebedouro, sanitários sem manutenção, ventilador quebrado, morcegos em local de armazenamento de alimentos, crianças convivendo com casas de marimbondo, problemas na rede elétrica, sala estreita e sem ventilação, escassez de merenda, entre outros.

IMAGENS DO ABANDONO

Durante discurso na Câmara na terça-feira (17/09), Jozail apresentou no projetor imagens da situação precária das escolas visitadas.

“Nós podemos observar algumas irregularidades e a falha do poder público naquelas três escolas. Constatamos um estado de abandono total, condições externas e internas bem ruins. No dia que vistamos a EPM Nova Vista, não teve comida por falta de água e gás de cozinha, pouco arroz e pouco feijão; carne de boi tem dois meses que não chega nas três escolas. Só existia carne suína e o pouco que tinha era suficiente só para mais um dia; não tem balança para comprovar a quantidade de frutas e verduras que chegam [fornecidas pela agricultura familiar]. Tudo é muito preocupante”, manifestou-se o vereador.

DENÚNCIA AO MINISTÉRIO PÚBLICO

Em 2017, o Ministério Público Federal (MPF), por meio do Inquérito Civil 1.17.003.000187/2017-15, já havia determinado vistoria do Corpo de Bombeiros na estrutura da Escola Dilô Barbosa, uma das três visitadas pelo vereador.

Mas Jozail do Bombeiro relata que “as mesmas irregularidades foram constatadas e, até agora, nenhuma providência foi tomada pelo Município”. Diante dos fatos, o vereador prometeu levar a denúncia ao conhecimento do MPF.

O OUTRO LADO

A Reportagem tenta contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de São Mateus, mas o telefone (27) 3763-1565 sinaliza ocupado ininterruptamente. O ‘caladão’ do Centro Administrativo Municipal, no Bairro Carapina, já foi assunto de reportagem do CENSURA ZERO, ao ser demandado pela Comunidade de São Mateus. No entanto, a administração municipal ainda não tomou nenhuma providência que tenha contribuído para resolver o problema.

O portal CENSURA ZERO disponibiliza espaço para que a assessoria de comunicação, o prefeito Daniel Santana e o secretário municipal de Educação, José Adilson Vieira, façam os devidos esclarecimentos à população sobre a denúncia feita pelo vereador Jozail do Bombeiro.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA | FOTOS: VEREADOR JOZAIL DO BOMBEIRO | COM INFORMAÇÕES DA SECOM CMSM

COMENTE ESTA NOTÍCIA!