Aliado próximo do ex-presidente Jair Bolsonaro, o pastor Silas Malafaia tentou, nos bastidores, evitar a saída de Fábio Wajngarten da equipe de assessoria política ligada ao ex-chefe do Executivo.

A exoneração do advogado foi solicitada pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, após vir à tona uma troca de mensagens considerada polêmica com Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.

As conversas entre Wajngarten e Cid, datadas de janeiro de 2023, vieram a público recentemente. Em um dos trechos, Wajngarten encaminha uma reportagem que aponta o nome de Michelle como possível candidata do PL à Presidência da República. Em resposta, Cid dispara: “Prefiro o Lula”. Wajngarten concorda: “Idem”.

A reação de Michelle foi imediata. Segundo fontes ligadas ao PL, o vazamento foi a gota d’água para a ex-primeira-dama, que já acumulava ressentimentos antigos contra o advogado, desde o período em que ele comandava a Secretaria de Comunicação (Secom) do governo Bolsonaro.

Malafaia não convence Michelle

Nos dias que antecederam a decisão do PL, Silas Malafaia entrou em campo. De acordo com interlocutores do partido, o pastor procurou Michelle pessoalmente e tentou demovê-la da ideia de afastar Wajngarten, inclusive recorrendo a passagens bíblicas como argumento para pedir misericórdia. A conversa, no entanto, não teve o efeito desejado.

Além de Michelle, Malafaia também fez contatos com Jair Bolsonaro e com o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, tentando articular uma reviravolta. Ainda assim, a decisão se manteve firme: Wajngarten foi desligado oficialmente na terça-feira (20/05).

“Covardia”

Após não conseguir reverter o cenário, restou a Malafaia expressar seu descontentamento publicamente. Em uma publicação feita nas redes sociais no dia seguinte, o líder evangélico classificou a demissão de Wajngarten como um ato de “covardia”.

“Fabio Wajgargen, você tem minha solidariedade. Não gosto de ver covardia e gente que não tem memória de coisas boas. Estão sempre prontas para apontar falhas, nunca acertos,” escreveu o pastor em seu perfil do X.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA