
A ex-deputada federal e ex-prefeita de Itapemirim Norma Ayub (PP) anunciou que disputará uma das 30 cadeiras da Assembleia Legislativa do Espírito Santo. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (15/01) durante uma reunião com apoiadores realizada em Cachoeiro de Itapemirim.
Norma Ayub tem longa trajetória no cenário político capixaba. Ela foi eleita prefeita de Itapemirim para dois mandatos consecutivos (2005–2008 e 2009–2012). Em 2017, assumiu seu primeiro mandato como deputada federal, sendo reeleita em 2018 e tornando-se a primeira mulher do Sul do Espírito Santo a alcançar a Câmara dos Deputados.
Na Câmara Federal (2017–2022), Ayub concentrou sua atuação em comissões relacionadas à saúde, educação, direitos humanos e proteção às pessoas idosas e às mulheres. Norma sempre priorizou saúde, educação e qualidade de vida aos idosos, participando de frentes parlamentares como a Comissão de Seguridade Social e Família, Direitos Humanos e Minorias, Educação, Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e Defesa dos Direitos da Mulher.
Ao comentar a decisão de voltar à disputa eleitoral, Norma destacou o compromisso que marca sua trajetória pública. “Minha motivação sempre foi cuidar das pessoas, especialmente de quem mais precisa. Quero levar para a Assembleia Legislativa essa experiência construída ao lado da população, com sensibilidade social e responsabilidade com o dinheiro público”, afirmou.
Projetos sociais
Além da carreira legislativa, Norma Ayub é reconhecida por projetos sociais de impacto. Quando secretária de Assistência Social durante a gestão do prefeito Theodorico Ferraço em Cachoeiro de Itapemirim (2001–2004), ela implantou iniciativas pioneiras de combate à fome e à pobreza. Entre elas está a criação da Casa da Sopa, programa que chegou a atender diariamente milhares de famílias em situação de vulnerabilidade.
Na mesma época, coordenou a entrega de mais de três mil moradias populares a famílias de baixa renda, parte de um dos maiores programas habitacionais do Estado. Essas ações não só aliviaram a fome e o déficit habitacional de muitos capixabas, mas também foram reconhecidas por promover dignidade e inclusão social às comunidades atendidas, em um período anterior à existência de programas federais como Minha Casa, Minha Vida e Bolsa Família.
Em seu mandato como deputada federal, Norma Ayub também canalizou recursos para programas sociais no Espírito Santo. Destinou emendas a instituições como asilos e iniciativas de assistência, incluindo projetos de energia solar em unidades de longa permanência para idosos.
Mulheres e idosos
Na Câmara, ocupou a Secretaria da Mulher (bicameral) e continuou atuando em comissões ligadas aos direitos sociais, reforçando seu compromisso com a defesa das mulheres, dos idosos e da seguridade social.
Com um currículo marcado por mandatos municipais e federais e uma trajetória voltada a projetos sociais, Norma Ayub reforça seu retorno ao debate público com a promessa de levar à Assembleia Legislativa um olhar focado no desenvolvimento social e na qualidade de vida dos capixabas.
CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA






