
O governador Renato Casagrande (PSB) é bem avaliado pelos eleitores de São Mateus, com índice total de 53,44% de opiniões “ótima/boa” dos mateenses quanto à administração do Espírito Santo. É o que atesta pesquisa do Instituto Perfil, que aponta Casagrande também como o maior cabo eleitoral no Município com vistas às Eleições 2026.
Os dados são de pesquisa do Instituto Perfil, realizada com 582 pessoas de cerca de 30 bairros e localidades dos cinco distritos de São Mateus (Sede, Nativo de Barra Nova, Nestor Gomes, Itauninhas e Nova Verona). As entrevistas presenciais, com moradores eleitores de São Mateus, com idade acima de 16 anos foram feitas nos dias 19 e 20 de novembro. A margem de erro é 3,89% para mais ou para menos, com grau de confiança de 95%.
A pesquisa é divulgada pelo CENSURA ZERO na condição de um dos veículos de comunicação parceiros do Instituto Perfil.
Quando o Instituto Perfil perguntou Como o Sr(a) avalia hoje a atual administração do Governador Renato Casagrande?, os entrevistados responderam da seguinte maneira: ótimo (15,98%), bom (37,46%), regular (34,88%), ruim (4,64%), péssimo (4,81%) e não souberam ou não responderam (2,23%).
Cabo eleitoral
Outro aspecto sondado na pesquisa foi quanto à capacidade de influência que o governador Renato Casagrande tem junto ao eleitorado de São Mateus. E o resultado comprova que ele é o maior cabo eleitoral do Município.
Foi feita a pergunta: O Sr(a) votaria num candidato que tivesse a indicação/o apoio do governador Renato Casagrande?. As respostas dos 582 entrevistados tiveram o seguinte resultado: sim, votaria (30,41%), não, não votaria (13,75%), depende de quem seria o candidato (48,80%) e não souberam ou não responderam (7,04%).


Metodologia
Diretor do Instituto Perfil, Erasmo Lima detalha alguns aspectos da metodologia da pesquisa. “Num projeto de pesquisa conciso, precisamos considerar alguns pontos cientificamente, tais como percentual estratificado de masculino x feminino; por idade; por escolaridade e por renda. É justamente essa estratificação que irá nos assegurar que o universo ao qual estamos pesquisando na ocasião está sendo representado dentro do projeto em campo”, frisa.
Ele destaca que alguns outros cuidados são tomados visando a melhor extração possível da veracidade dos números: “Em tese, nosso trabalho tem por princípio a preferência por entrevistas residenciais (cerca de 70%). Os outros 30%, ou o morador daquele bairro (unidade respondente), está próximo à sua casa, ou unidade de comércio (outro importante ator, de viés político), taxistas e outros também. Não entrevistamos quem se oferece para ser entrevistado, só entrevistamos uma pessoa por local e por aí vai. Cada composição terá sua relativa importância no campo social, ao que nos propomos a extrair de informação, para que tenhamos em mãos, num cômputo geral, de qual é o cenário atual e qual é o sentimento que os números estão demonstrando”.
Próximas pesquisas
Erasmo Lima adianta que, nos próximos dias, o Instituto Perfil publicará pesquisas em relação à Câmara de Vereadores de São Mateus e sobre a expectativa no Município de São Mateus em relação às Eleições 2026 nos cargos de Deputado Estadual, Deputado Federal, Senador, Governador e Presidente da República.
Os levantamentos serão publicados por veículos de comunicação parceiros do Instituto Perfil, como o CENSURA ZERO.
VEJA TAMBÉM:
CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA



