O prefeito Marcus Batista, o Marcus da Cozivip (Podemos), enviou à Câmara de São Mateus projeto de lei visando a autorização dos vereadores para um empréstimo bancário até o valor de R$ 200 milhões.
A mensagem do Chefe do Executivo Municipal sobre o Projeto de Lei nº 023/2025 foi enviada ao presidente do Legislativo, Wanderlei Segantini (MDB), na quinta-feira (9/10), por meio da Secretaria Municipal de Gabinete.
O documento destaca que Marcus da Cozivip pede que a votação na Câmara de Vereadores seja realizada em caráter de urgência urgentíssima, o que, na prática, significa ter tramitação rápida nas comissões, sem a possibilidade de realização de audiências públicas ou debate com a sociedade.
“O presente Projeto de Lei tem como objetivo autorizar a contratação de operação de rédito junto a instituições bancárias com ou sem garantia da União, até o valor de R$ 200.000.000,00 (duzentos milhões de reais), destinados a investimentos em infraestrutura, mobilidade, equipamentos, tecnologia e demais ações que se enquadrem em despesas de capital”, justifica Marcus da Cozivip na mensagem à Câmara Municipal.
O projeto de lei tem uma lista de investimentos, com a definição de obras e ações por áreas com estimativa dos respectivos valores, o que a gestão municipal denomina “amplo programa de obras e melhorias estruturais”.
“Grande demanda”
O prefeito afirma também que “o Município de São Mateus vem atravessando um período de grande demanda por investimentos em infraestrutura urbana e qualidade de vida da população”.
Marcus acrescenta, na justificativa do projeto, que “a cidade cresce de forma acelerada, exigindo do poder público a adoção de medidas estruturantes capazes de garantir melhores condições de mobilidade, saneamento, lazer e desenvolvimento econômico”.
O OUTRO LADO
Por meio da Secretaria Municipal de Comunicação, o CENSURA ZERO busca contato com o prefeito de São Mateus para o detalhamento do projeto de lei enviado à Câmara de Vereadores e aguarda retorno sobre a licitação de entrevista com Marcus Batista.
CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA