SÃO MATEUS – Prefeito Daniel não cumpre acordo com produtores rurais para reparos de estradas; eles denunciam desvio de maquinário com ingerência de vereador

-

Produtores rurais de Nova Verona e Nestor Gomes, na zona rural de São Mateus, afirmam que o prefeito Daniel Santana (PSDB) descumpriu acordo firmado em reunião ocorrida no dia 16 de março, que definiu uma agenda de serviços públicos coletivos a serem realizados pela Secretaria Municipal de Agricultura para possibilitar o escoamento da produção agrícola nos distritos.

“Queremos ressaltar que, inicialmente, os trabalhos começaram conforme combinado com a equipe de patrol e outras máquinas para patrolamento das estradas. Mas houve descumprimento do acordo quanto ao cascalhamento, caixas secas e manilhamento, porque não foi montada a equipe”, afirma a comissão ao procurar o CENSURA ZERO.

A comissão de produtores rurais denuncia “o desvio de máquinas para fazer serviços particulares para apadrinhados e amigos de pessoas do alto escalão, interferência de vereador da região em seu reduto político e redução do número de máquinas da Prefeitura de São Mateus trabalhando no local”.

Eles relatam que a Secretaria de Agricultura deixou na região apenas máquinas contratadas, que não estão dando conta do serviço, porque apresentam constantes problemas mecânicos. Citam que não houve contratação de encarregado, e destacam até o caso de produtor que comprou lâminas da patrol para fazer serviço em sua propriedade. Os fatos teriam sido relatados ao secretário responsável.

Os produtores rurais afirmam que providenciaram todo o levantamento das manilhas e pontos para fazer o serviço, enviaram à Secretaria de Agricultura, mas “nenhum representante da Prefeitura apareceu no local”. Segundo relatos, os problemas ocorriam antes da assinatura do decreto de situação de calamidade pública no Município de São Mateus em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e, depois, a situação ficou pior.

ACORDO COM PREFEITO E SECRETÁRIO

Em contato com o CENSURA ZERO, produtores lembraram que, na reunião realizada no dia 16 de março deste ano, no Centro Administrativo da Prefeitura de São Mateus, no Bairro Carapina, com o prefeito Daniel Santana e o secretário de Agricultura, Renilto Correia, assinaram acordo no qual a Prefeitura assumiu o compromisso de abrir duas frentes de trabalho com patrulha rural mecanizada; uma frente com patrol, retroescavadeira, caçambas, escavadeira hidráulica, carregadeira e outra frente para cascalhamento e reabertura das estradas principais. Também estavam presentes os vereadores Francisco Amaro, Paulo Chagas, Doda Mendonça e Jozail do Bombeiro, que frisou que atendeu a convite dos produtores rurais.

“O acordo previa também manilhamento e aterro de pontos críticos e necessários para o escoamento da produção e geração de impostos para a Prefeitura; cascalhamento dos morros e ladeiras; patrolamento das estradas principais, secundárias e acesso das residências; acompanhamento e orientação de como fazer por parte dos produtores e moradores de cada região; não interferência de nenhum vereador nos trabalhos ou controle das máquinas; e contratação de um encarregado especialista em terraplenagem para acompanhar os serviços”, reitera a comissão.

PREFEITO SABE DA SITUAÇÃO

Mensagens com o relato da situação e a cobrança do acordo firmado foram enviadas por produtores rurais ao próprio prefeito Daniel, por meio de mensagens de WhatsApp. “Ele tem conhecimento do que está ocorrendo”, afirmam. No entanto, até esta quarta-feira (6/05), a situação permanecia a mesma.

Com a falta de compromisso da Prefeitura de São Mateus, há entre os produtores rurais de Nova Verona a disposição de, após o período da pandemia do coronavírus, fazer um protesto em frente ao Centro Administrativo do Bairro Carapina, e até manifestação na BR-381, com reforço de produtores rurais de localidades do Distrito de Nestor Gomes, que enfrentam problemas semelhantes.

REIVINDICAÇÕES A VEREADORES

A comissão de produtores rurais cobra “melhores serviços públicos para qualidade de vida e dignidade na zona rural”. Eles alertaram vereadores de São Mateus sobre a situação que vem ocorrendo, fazendo algumas reivindicações.

“Queremos que façam o levantamento do maquinário deixado pela administração anterior, o que foi feito dele nessa atual gestão e sua atual situação; inventário total e completo dos maquinários que trabalham na Secretaria da Agricultura com fotos e vídeos comprovando o antes e depois; e não aprovação do ‘projeto de lei da porteira pra dentro’”, detalhou a comissão de produtores rurais, que esteve na Câmara de São Mateus em 10 de março deste ano, antes da reunião que definiu o acordo com a Prefeitura.

Os produtores também cobram a fiscalização do serviço que está sendo feito na região do Distrito de Nova Verona e Assentamento Zumbi dos Palmares: “Está desorganizado e não está sendo cumprido o acordo feito com o Prefeito na reunião de 16 de março”.

O OUTRO LADO

O CENSURA ZERO fez contato com a Secretaria Municipal de Comunicação Social, para buscar o posicionamento da Prefeitura de São Mateus, solicitando entrevista com o secretário de Agricultura Renilto Correia e com o prefeito Daniel Santana sobre o assunto tratado na reportagem, e aguarda retorno.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA | FOTOS CEDIDAS POR PRODUTORES RURAIS

spot_img

VEJA TAMBÉM:

Open chat
Olá, seja bem-vindo(a) ao portal CENSURA ZERO!
-Faça seu cadastro para receber Boletins Informativos em Transmissão pelo WhatsApp e autorizar o envio de notícias!
-É simples, rápido e seguro, nos termos da nossa Política de Privacidade, disponível no site.
-Deixe seu NOME COMPLETO e a CIDADE onde mora!
Obrigado e volte sempre!