
Atendendo a reivindicações dos usuários, a Prefeitura de São Mateus convocou representantes da Viação São Gabriel para discutir o contrato de concessão, solicitando melhorias urgentes no transporte público coletivo. A reunião realizada na terça-feira (17/06), no Gabinete do Prefeito, teve como pauta principal a renovação da frota de ônibus, alvo de constantes reclamações.
A empresa, que há mais de vinte anos não renovava sua frota de forma efetiva, anunciou que mais da metade dos veículos atualmente em operação será substituída ainda neste segundo semestre de 2025.
“Os novos ônibus terão climatização, nova identidade visual e serão fabricados em São Mateus. A ação atende à solicitação da Prefeitura e marca um passo concreto em direção a um transporte mais moderno, confortável e eficiente para os usuários”, destaca a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom-PMSM).
Em nota à Imprensa, a Secom destaca que a identidade visual dos veículos também ganhará novos elementos, com referências a bairros turísticos e pontos de interesse cultural de São Mateus, como a Igreja Velha e o Bairro Porto, que concentram marcos históricos e atraem visitantes. A frase “Ônibus de São Mateus, feitos por São Mateus” será estampada nos veículos, reforçando o orgulho da produção local com a empresa Marcopolo.

Ônibus elétrico
Durante a reunião na Prefeitura, a Viação São Gabriel apresentou também a proposta de testar um ônibus elétrico em São Mateus. A iniciativa faz parte de um projeto-piloto e o veículo será utilizado em caráter experimental, sem custo adicional para o Município.
“A medida representa um passo importante rumo à inovação e à sustentabilidade na mobilidade urbana”, frisa a assessoria da Prefeitura de São Mateus.

Aplicativo, painéis e abrigos
A concessionária do serviço público de transporte coletivo comprometeu-se a reforçar a divulgação de seu aplicativo de mobilidade, que fornece informações em tempo real sobre horários e rotas. Também foi garantida a manutenção dos painéis eletrônicos instalados nos principais abrigos de ônibus da Cidade.
Além disso, foi discutida a continuidade dos repasses de outorga, que são recursos financeiros pagos pela Viação São Gabriel à Prefeitura, destinados a manutenção e melhoria dos abrigos de passageiros.
Ficou acordada a realização de uma nova reunião dentro de 30 dias, com o objetivo de acompanhar os desdobramentos do que foi pactuado e continuar a discussão sobre o reequilíbrio econômico-financeiro do contrato de concessão. A Secom destaca que “a Prefeitura está em processo de contratação de empresa especializada para analisar o pleito da Viação São Gabriel e garantir que as melhorias caminhem com responsabilidade fiscal e transparência”.
“A Prefeitura de São Mateus reforça seu compromisso com a qualidade do transporte público e segue atuando de forma firme na cobrança por melhorias. As mudanças anunciadas são fruto direto da atuação da atual gestão e da disposição para o diálogo com os concessionários, sempre priorizando o interesse da população”, enfatiza nota da Secretaria Municipal de Comunicação.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA





