A Rede Petro ES e o Sebrae realizam, na próxima quinta-feira (9/03), o Seminário de Óleo e Gás no Norte Capixaba, em São Mateus, com palestras, apresentação de cases de inovação desenvolvidos por empresas capixabas e rodadas de negócios. O evento contribui para o desenvolvimento da região e promove oportunidades para as empresas no setor de mecânica, construção civil, elétrica, transporte, hotelaria, restaurantes e serviços em geral.
O objetivo é fomentar projetos e oportunidades do setor de óleo e gás por meio da troca de experiências e debates, identificando a diversificação do mercado, das operadoras independentes e da sistemática de produção que trazem para o norte do Espírito Santo novos desafios operacionais. Além disso, o evento também impulsiona a inovação em soluções tradicionais, incorporando tecnologia e soluções técnicas.
CRESCIMENTO DO SETOR NO NORTE DO ES
Com a saída definitiva da Petrobras da atividade de E&P em terra, o segmento de exploração onshore vive um novo ciclo de crescimento no norte do Espírito Santo. A Rede Petro ES estima um faturamento de R$ 1 bilhão por ano na região até 2025, com geração de oportunidades para fornecedores locais na faixa de R$ 300 milhões/ano.
De acordo com estudos da Associação Brasileira de Produtores Independentes de Petróleo e Gás (ABPIP), as operadoras projetam uma produção diária de 500 mil barris/dia de óleo somente no onshore. “Vai ter uma grande campanha de perfuração de novos postos. As operadoras independentes que adquiriram os polos e campos terrestres da Petrobras, como a Seacrest, Imetame e BGM, têm a perspectiva de triplicar a produção nos próximos anos, utilizando-se de modelos de gestão verticalizados”, afirma Rafaele Cé, presidente da Rede Petro ES.
A venda dos polos no ES reforça a posição no mercado capixaba da importância das operadoras independentes que atuam na região, entre essas a BGM, VIPETRO, UBUNTU, ENP e a ORIGEM, que trarão novas expectativas para o setor com a desburocratização e descentralização da produção, trazendo oportunidades distintas e até então inimagináveis para a região Norte Capixaba.
Especificamente no Estado, o Polo Lagoa Parda ( adquirido pela Capixaba Energia), o Polo Cricaré ( adquirido pela Seacrest ) e o Polo Norte Capixaba (que se encontra em fase de transição com a Seacrest), inclusive com a venda das bases administrativas e operacionais da Petrobras em São Mateus, trarão novos players para o mercado da região norte.
Anexo a isso, o projeto do Porto Petrocity, em parceria com a Galp (transporte de gás natural liquefeito) e a Badin (projeto de construção de termelétrica a gás) potencializa a região para investimentos ligados ao setor de óleo e gás.
PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO
08h – Recepção: Café de boas-vindas
08h30 – Painel 01: A transição energética e as termelétricas
José Roberto – Presidente – Petrocity
Ronaldo Badin – CEO – Grupo Galp e Badin Energia
09h30 – Painel 02: As operadoras independentes e o mercado local
Juan Alves – SVP de P$O – Seacrest
Lucas Mota de Lima – Head de Regulação e RI – Capixaba Energia
Caetano Machado – CEO – Mandacaru Energia
11h15 – Apresentação de Cases de Inovação Capixaba
12h – Momento Networking
13h – Encerramento
SERVIÇO
Seminário de óleo e Gás no Norte Capixaba
Data: 09/03
Horário: 08h às 13h
Local: Espaço Pão de Mel (R.Dr. Arlindo Sodré, 257 – 2º andar – Fátima, São Mateus – ES)
Inscrições: https://pt.surveymonkey.com/r/ZVSDYBN
Realização: Rede Petro ES e Sebrae
Apoio: CDMEC, Findes, Mec Show e Sindifer
CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA
COMENTE ESTA NOTÍCIA!