SAÚDE FLORESCER – Autoconhecimento e transformação pessoal

POR DÔRA NEVES*

O ser humano precisa saber quem ele é. O que faz do tempo de vida que lhe foi entregue e a qual realidade pretende chegar. Quem não conhece não cresce. Quem não cresce abandona a si mesmo por lhe fartar o próprio amor.

Não gosto muito do termo “amor próprio”, por me parecer egoístico. Gosto do “amar o outro como ama a si mesmo”, porque descentraliza a visão obscura que temos do amor. 

O autoconhecimento nos envolve em uma teia profunda de receptividade para com o próximo, para com a vida e para conosco mesmos. 

O quanto você sabe sobre você? Quando se olha no espelho, o que você vê? Um corpo, uma imagem, uma figura, uma ideia. 

Somos uma ideia, apenas porque não sabemos quem somos. Somos o que pensamos, mas ninguém jamais conseguiu ver um pensamento, muito menos um sentimento. Então, a imagem no espelho não representa você! 

Nascemos, crescemos, morremos. É o ciclo natural de todos os seres viventes. Passamos pela vida, ou a vida passa através de nós? 

Toda pergunta traz a opção de uma escolha. Nós somos o que escolhemos. Estar diante dos grandes questionamentos e enfrentando os desafios da vida é o que diz quem você é.

Nada acontece se você não agir e reagir para tornar a sua vida um sonho. Sim, um sonho! O sonho torna-se realidade quando nos movimentamos em sua direção. 

A vida é uma arte. A arte e o artista estão dentro de você! 

Pare e pense. Com tantas controvérsias, com tantas turbulências no palco da vida, quem criou tal canário? Eu, você, alguém mais, que por não sabermos quem somos, semeamos discórdias, tormentas, desordem, doenças, matança, criminalidade, perversidade, com a intempestividade das emoções… 

Somos pensamento, emoção, escolha, decisão. Com toda essa ferramenta de ótima qualidade, se a soubermos utilizar, tudo o que infringe a nossa segurança e estabilidade será evitado.  

Todavia, a grande maioria dos seres pensantes deste mundo, ao verem sua imagem refletida no espelho, só vê o “o eu nascísico” na superfície, que fala mentalmente: “Espelho meu, existe alguém melhor que eu?” Claro que a resposta dada ao seu consciente é ‘não’. Logo, não há nada mais com que se preocupar. 

Porém, eu gostaria de arriscar um palpite aqui: saia deste pedestal ilusório e busque o time dos que ainda acreditam se encontrar. A vida é recheada de dualidades. Ou você é, ou você não é. Daí a importância da decisão e da escolha. 

O time dos que escolhem viver mais e melhor, olham para si, para dentro do ser, não mais para a imagem do espelho, sabem que o caminho difícil e trabalhoso, é o que leva à realização plena. Mesmo carregando um fardo de sofrimentos e problemas, não desanimam e não reclamam, lembrando a citação bíblica que se refere à “porta estreita”. 

Ninguém nasce sabendo o que vai enfrentar, muito menos o que vai receber. Por essa razão, deixemos os gananciosos, os ardilosos, correrem na frente.  

Todos sabemos que viver nunca foi fácil. Ainda assim, sabemos que temos o direito da escolha. Ser ou não ser, eis a questão, já dizia o sábio anteriormente. 

A pergunta mais difícil que o ser humano já enfrentou foi e continua sendo esta: “Quem é você? Qual é a sua destinação neste planeta chamado Terra?” Eu espero que você já tenha essa resposta, porque se não a tiver, vá atrás. 

Pergunte a si mesmo, ou pergunte aos grandes mestres que antecederam à história, pergunte a Jesus Cristo, a Mãe Maria, a Deus, a Buda, a Maomé… Aos sábios e santos, e também ao universo. A um bom livro ou vários deles. Eu lhe garanto que não vai ficar sem resposta.  

Chegamos a um estágio da humanidade em que os véus da ignorância (falta de conhecimento) já se levantaram todos. Nós, ou a esmagadora maioria, prefere não enxergar… Isso também é uma escolha: permanecer de olhos vendados. 

Mas o que tudo isso tem a ver com transformação pessoal!? Tudo a ver. Passamos a maior parte do tempo colhendo os frutos da limeira do vizinho e não plantamos uma no nosso quintal. Queremos altos postos, altos escalões sem o devido merecimento. Em outras palavras, “olhamos para fora e não dentro”. Essa é a magia do autoconhecimento. 

Autotransformação significa dizer que você e eu não nos conformamos com as migalhas oferecidas pelos outros, porque estes são bonzinhos. Não se engane mais. Todos querem o que você e eu queremos. Então, conquiste. É um direito nosso. 

Ok! Estamos falando de transformação ou de aquisição?, muitos podem perguntar. Das duas coisas. Na transformação, nos reciclamos dos entulhos que acumulamos, ditos como verdadeiros por “meio milhão de inteligências“ que nos controlam. No entanto, o seu poder de transformar a sua realidade é inegociável… Lembre-se que você tem a escolha. 

Vamos resumir uma pouco tudo isso. Onde está a sua autoestima? Qual o grau de importância que atribui a si mesmo? Quanto tempo você utiliza para cuidar de você. Da sua saúde e do seu bem-estar? Quantas horas você se dispõe para um lazer, um encontro de amigos e/ou família?  

Se você não sabe, ou não tem isso como prioridade em sua vida, não sabe muito ou nada sobre si, e o quanto é importante e urgente se transformar. 

Nosso corpo é composto de energia e informação. Como um HD de um computador, a nossa mente está ininterruptamente processando essas informações. Os pensamentos veiculam as emoções e, se estas estão desordenadas, todo o sistema (mente e corpo) sofre a ação. Seu corpo se tornará saudável, se seus pensamentos são bons. E doentio se seus pensamentos forem ruins. “Orai e vigiai”! 

Olhando para dentro de sua mente, encontrará a fórmula ideal de cocriar e conduzir realidade que possibilitará uma vida de sucesso e bonância. 

A escolha é… E será sempre nossa! Minha e sua!  

Transforme-se. 

Namastê! (A vida que há em mim abençoa, saúda e agradece à vida que há em você). 

*DÔRA NEVES é formada em Psicanálise Clínica, licenciada em Pedagogia (Supervisão e Orientação) e Terapia Holística.

Contato: Celular – (27) 98134-3908

Site – www.saudeflorescer.com.br/site/atendimento-online

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA

spot_imgspot_img
spot_img

OUTROS DESTAQUES

Open chat
Olá, seja bem-vindo(a) ao portal CENSURA ZERO!
-Faça seu cadastro para receber Boletins Informativos em Transmissão pelo WhatsApp e autorizar o envio de notícias!
-É simples, rápido e seguro, nos termos da nossa Política de Privacidade, disponível no site.
-Deixe seu NOME COMPLETO e a CIDADE onde mora!
Obrigado e volte sempre!