TOM POLÍTICO – Arranjo eleitoral de figurões com Daniel tenta abafar corrupção e mobiliza vereadores em clima de ódio

-

POR EQUIPE CZ-318

O arranjo eleitoral feito pelo prefeito Daniel Santana, o Daniel da Açaí (sem partido), com figurões do Espírito Santo neste pleito de 2022 já evidencia em São Mateus um clima de ódio e vingança de vereadores do G-8 contra adversários políticos do Chefe do Executivo e desses parlamentares. Somam-se a isso as esquisitices (e até aberrações) provocadas na distribuição desses cabos eleitorais com mandato na Câmara Municipal.

Com cerca de 140 mil habitantes e exatos 88.495 eleitores, São Mateus é a menina dos olhos de políticos com mandato da Grande Vitória e de outras regiões do Estado em em busca de votos. E há muitos buscando se abrigar no guarda-chuva da máquina da Prefeitura, alinhando-se com Daniel da Açaí, sem mesmo se importar com o odor forte da corrupção que já caracteriza o Escondidão da Alberto Sartório, no Bairro Carapina.

O autointitulado “prefeito da periferia” (área da Cidade que, paradoxalmente, sofre com a prestação precária de serviços públicos básicos) ficou preso por 10 dias há quase um ano depois de ser alvo da Operação Minucius, da Polícia Federal. Chegou a ficar afastado do cargo, por ordem judicial, apontado como “chefe de uma organização criminosa que se apoderou da Prefeitura de São Mateus” e acabou indiciado no inquérito da PF por organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva, fraudes em licitação, falsidade ideológica e improbidade administrativa.

Daniel da Açaí respondeu a um processo de impeachment, mas conseguiu escapar da cassação do mandato na Câmara de São Mateus, com o apoio de oito vereadores, incluindo o presidente Paulo Fundão, o Paulinho VG (PP), e os outros três membros da Mesa Diretora, que puxam a lista de subserviência ao prefeito.

Pelo que pode ser apurado dos processos que corriam em segredo de justiça, o Ministério Público já ingressou com duas denúncias contra o prefeito e outros indiciados na Justiça, tendo como medida cautelar o afastamento de Daniel da Açaí. E há outro processo que tramita no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com esse mesmo objetivo, por conta de ameaças, achincalhamento, desacato e ofensas que ele fez ao delegado Marcos Patrick Cazelli (e à família dele), que presidiu o inquérito da Polícia Federal.

Pasmem! Tudo isso ocorreu em plena tribuna da Câmara Municipal, na sessão de julgamento do impeachment, com o aval do presidente do Legislativo, Paulinho VG, que atuou como “advogado de defesa” do ‘padrinho político’. Não à toa, São Mateus se tornou ‘a capital federal da impunidade’!

Vale lembrar que Daniel conseguiu apoio político em Vitória e Brasília, para travar a tramitação do processo no Judiciário, com a decisão favorável do ministro Gilmar Mendes no Supremo Tribunal Federal (STF), para que o processo passasse à Justiça Eleitoral, na manobra apelidada pelo CENSURA ZERO de “pegadinha a la ‘olheiro da quebrada’, de Toninho Tornado e Neto Tomaz”.

APOSTAS DE DANIEL

O prefeito aposta suas fichas em Paulo César Gama, o Paulo da Abavam (PP), também denunciado pelo Ministério Público à Justiça, para a Assembleia Legislativa, abrindo espaço também para outros aliados, como Marcelo Santos e Coronel Alexandre Quintino. Mas é na disputa para deputado federal (Daniel apoia Josias Da Vitória à reeleição) que está ecoando um tom eleitoral no estilo samba-do-crioulo-doido.

Apostando na velha política de ver o eleitor como massa de manobra de quem está no poder com cargo eletivo, Daniel da Açaí direcionou os vereadores do G-8 para apoio aos candidatos à reeleição Da Vitória (PP) e Paulo Foletto (PSB), numa estratégia de vingança para atrapalhar os planos do atual deputado estadual Freitas (PSB), que se lança este ano à Câmara Federal. A ausência sentida nesses apoios distribuídos é quanto à vice-governadora Jacqueline Moraes (PSB), aliada de primeira hora de Daniel desde a campanha à reeleição do “prefeito festeiro”.

No final de 2021, Freitas viu seu principal aliado no Legislativo mateense, Robertinho de Assis (PSB), ser preso sob acusação de estupro de vulnerável e, agora também afastado do mandato, aguarda sentença da Justiça. A situação não deixou de ser explorada politicamente contra Freitas pelo gabinete do ódio que atua a mando de Daniel.

E é aí que surgem as esquisitices do arranjo eleitoral: a suplente Preta do Nascimento (PSB), que assumiu a vaga e era unha-e-carne com Jacqueline Moraes (vice-governadora e candidata a deputada federal), virou cabo eleitoral da candidatura à reeleição de Da Vitória (PP); o líder do prefeito, vereador Cristiano Balanga (Pros), que respirava Da Vitória dia e noite, foi designado para fazer campanha em favor de Foletto, que também quer seguir na Câmara dos Deputados e sempre caminhou em São Mateus junto com Freitas, seu agora concorrente interno no partido do governador Renato Casagrande.

INTENÇÕES DOS FIGURÕES

As intenções dos figurões em busca de voto passam pela estratégia de Daniel da Açaí, que mantém em São Mateus sua milícia digital (gabinete do ódio), também apoiada por Paulinho VG, Balanga, Preta e outros vereadores. Preta nomeou como “assessora de marketing digital” a esposa do chefe dessa milícia na Câmara de Vereadores. E o criminoso é figurinha carimbada na plateia do Legislativo para achincalhar parlamentares de oposição durante as falas na tribuna e intimidar cidadãos e cidadãs de bem que queiram acompanhar as sessões presencialmente. Tudo com a conivência da Mesa Diretora e seu presidente Paulinho VG, “em nome da união e da governabilidade”. Data maxima venia!

Ao contrário do que fez a Assembleia Legislativa e outras câmaras municipais, a de São Mateus não adotou normas específicas para o uso da tribuna durante o período eleitoral; e o que tem sido constatado é mais um fato desastroso que entra para a história do Legislativo da ‘Rainha do Cricaré’: vereadores estão usando o parlamento, descaradamente, para pedir votos para seus aliados ou ofender e tentar desconstruir a imagem pública e pessoal de políticos e candidatos adversários.

Balanga vem atacando o deputado Freitas, do que já foi cabo eleitoral, e exaltando Foletto como se nunca tivesse visto Da Vitória na vida; para deputado estadual, já disse que apoiará Anderson Goggi, do PP, até em gratidão ao vereador que o defendeu quando ele foi escorraçado por Gilvan da Federal na Câmara de Vitória.

Preta, ex-assessora de Freitas nomeada na Assembleia Legislativa, agora diz que “Freitas nunca trouxe nada para São Mateus” e revelou, em sessão recente que apoia Da Vitória para a reeleição a deputado federal; e nessa fase das candidaturas homologadas nas convenções partidárias, nem cita o nome da vice-governadora Jacqueline Moraes, o que não ocorria quando subia anteriormente à tribuna. Para não demonstrar falta de sintonia com o segmento Mulheres Socialistas, firmou apoio a Janete de Sá, que disputa mais um mandato de deputada estadual e ingressou no PSB no final do segundo tempo do prazo para filiações, por estratégia política, deixando o PMN.

VEREADORES E APOIOS ORDENADOS POR DANIEL

Os outros vereadores do G-8 devem também seguir as ordens de Daniel para apoios político-eleitorais, inclusive Paulinho VG, que já foi assessor parlamentar de Dr. Jorge Silva (ex-deputado federal e atual candidato ao cargo pelo Republicanos), mas que deve ajudar a segurar no colo Da Vitória, com a “plausível” justificativa de os dois serem do Progressistas. O mesmo deve ocorrer com Kacio Mendes, que não tem ligação direta com a direção estadual de seu partido, o PSDB, do candidato a vice-governador Ricardo Ferraço na chapa com Renato Casagrande. Nos dois casos, o nome a ser apoiado a deputado estadual será definido em acordo com o prefeito Daniel, por isso Paulo da Abavam, correligionário de Paulinho VG, tem chances.

A conferir quais serão os candidatos figurões designados por Daniel para receberem apoio dos demais vereadores do G-8: Adeci de Sena (Cidadania), totalmente rendido ao “chefe”, deve fechar com Da Vitória e Paulo da Abavam; Delermano Suim (Patriota) pode ter uma ‘licença poética’ para apoiar o presidente estadual da sigla, Dr. Rodrigo Favatto, que quer trocar a Assembleia Legislativa pela Câmara Federal, mas o deputado estadual será indicado pelo prefeito Daniel; Ciety Cerqueira também pode se beneficiar da aliança do PT com Casagrande e manter a coerência no voto de militante partidária para deputados federal e estadual, mas ela é muito simpática ao nome de Paulo Foletto, do PSB; Isael Aguilar (União Brasil) é do tipo que não preza muito a questão de fidelidade partidária e é outro que apoiará o deputado federal que Daniel mandar, mantendo o apoio à candidatura à reeleição do deputado estadual Coronel Alexandre Quintino, atualmente no PDT.

Cabe dizer que os discursos político-eleitorais/eleitoreiros de Balanga e Preta na tribuna da Câmara Municipal têm sido raivosos, descontrolados, em tom de vingança, o que pode até trazer abalos às relações institucionais e provocar conflitos dentro do grupão de apoio a Casagrande no projeto de reeleição. Bocas desdentadas da política afirmam ter visto Daniel e Freitas se alinhando nessa engenharia toda, com trégua até nas maldades do gabinete do ódio.

Nos bastidores políticos de São Mateus, até aliados de Daniel reconhecem que o prefeito precisa manter mais esticado o ‘estribo’ de Balanga e calibrar os decibéis da buzina dele, que entra no período da campanha com volume alto na histeria.

Quanto a Preta, a constatação geral é de que ela tenta mostrar fidelidade a Daniel, abusando da subserviência na mesma proporção da soberba provocada pela ilusão do poder efêmero. Há entendimento de que ela precisa, urgentemente, tomar a vacina da educação, do respeito, da polidez, do autocontrole emocional e do decoro, porque já está em nível alto de infecção pelo vírus espalhado pelos criminosos do gabinete do ódio e seus mentores!

….

APOIO NACIONAL

Na disputa nacional, o prefeito Daniel Santana (sem partido) já adiantou que está fechado com o Presidente Jair Bolsonaro (PL), que concorre à reeleição.

Já aqui, no Espírito Santo, está com Renato Casagrande (PSB), que cederá palanque oficial para o ex-Presidente Lula, concorrente direto de Bolsonaro.

-A julgar pela polarização-político ideológica entre Bolsonaristas e Lulo-petistas, é mais um samba-do-crioulo-doido!

-É trazer muita confusão para o já tão sofrido Povo de São Mateus!

….

ESTÁ ESCRITO!

“O castigo dos bons que não fazem política é serem governados pelos maus” (Platão).

….

CONTATO

Os contatos com a coluna TOM POLÍTICO devem ser feitos pelo e-email censurazeroes@gmail.com e por mensagem de WhatsApp por meio do número (27) 9914-9706.

….

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDACÃO MULTIMÍDIA

spot_img

VEJA TAMBÉM:

Open chat
Olá, seja bem-vindo(a) ao portal CENSURA ZERO!
-Faça seu cadastro para receber Boletins Informativos em Transmissão pelo WhatsApp e autorizar o envio de notícias!
-É simples, rápido e seguro, nos termos da nossa Política de Privacidade, disponível no site.
-Deixe seu NOME COMPLETO e a CIDADE onde mora!
Obrigado e volte sempre!