POR EQUIPE CZ-318
Até o porteiro e o serviçal mais simples que atua na limpeza do Palácio Anchieta têm percebido a queda de braços entre o prefeito de São Mateus, Daniel Santana (sem partido), e o deputado estadual Freitas (PSB) na busca do protagonismo local pela implantação da macrodrenagem em Guriri. Então, não precisa dizer que é de forma consciente que o governador Renato Casagrande (PSB) e o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente (PP), deixam a Comunidade de Guriri espremida nesse embate político.
-Ainda se acomodando em seus postos após a posse para uma gestão estadual renovada, depois de um embate duro nas urnas com direito a segundo turno nas Eleições 2022, Casagrande e Marcus Vicente mandam um representante atrás do outro para São Mateus, mas, especialmente, o governador se mantém à distância da corda esticada local entre seus dois principais agentes políticos. Casagrande é um bom gestor, inclusive de interesses cruzados!
-As cotoveladas de Daniel da Açaí são mais agudas, por conta da atuação de sua milícia digital (gabinete do ódio), que cria desinformação e propaga fake news institucionalizadas nas redes sociais e grupos de WhatsApp. É o já conhecido sistema paralelo composto de criminosos contumazes e de servidores da estrutura oficial da Secretaria de Comunicação que tem se esforçado cada vez mais para manter o autointitulado ‘prefeito da periferia’, outrora ‘comendador da água’ como ‘desbravador dos alagamentos’ das ruas e avenidas de Guriri.
-No dia 29 de dezembro, o deputado Freitas publicou um vídeo em suas redes sociais, destacando que havia se reunido com profissionais da Sedurb, em Vitória, para discutir a ampliação da macrodrenagem de Guriri. Frisou, inclusive, que em vez de três etapas, houve a decisão de executar o projeto em apenas uma etapa, anunciou a visita técnica de uma equipe da Sedurb a São Mateus e afirmou que a publicação do edital para o projeto será feita neste mês de janeiro. Segundo Freitas, a expectativa é de a obra ser concluída em 2023.
-A milícia digital publicou nessa quarta-feira (4/01) nas redes sociais e grupos de WhatsApp que, “a pedido de Daniel Santana, a Sedurb amplia projeto e realiza visita técnica à Ilha”. A mesma publica foi postada no site oficial da PMSM nesta quinta-feira (5/01). O texto diz que “o prefeito Daniel Santana solicitou e o governador Renato Casagrande atendeu: a subsecretária de Estado de Saneamento e Programas Urbanos, engenheira Zilma Peterli Lyra, esteve em São Mateus nesta quarta-feira (04) para apresentar a atualização do Projeto de Macrodrenagem da área urbana de Guriri e realizar uma visita técnica a alguns pontos da Ilha, por onde passarão as galerias”.
-Um ponto positivo é que as publicações do gabinete do ódio e do site da PMSM vão na mesma direção de corrigir a tentativa feita pelo próprio prefeito Daniel da Açaí de descontruir a argumentação de membros da Comunidade de Guriri, que solicitavam alterações no projeto original elaborado e cujas obras já haviam sido licitadas: “A revisão do Projeto mostrou-se necessária diante das projeções climáticas, que apontam possíveis volumes crescentes de chuvas pelos próximos anos, alterando as médias anuais, a exemplo do que aconteceu entre novembro e dezembro de 2022 em São Mateus, quando foram registrados mais de 1.600mm de precipitação acumulada, quatro vezes e meia o esperado para o período no Município”.
-Os novos emissários de Casagrande afirmaram que o governador quer celeridade na execução da obra, como retrata a nota do site da PMSM: “Inicialmente faríamos em etapas, mas diante dessas chuvas, mediante essa situação toda, o governador deu uma tarefa assim: ‘É para ontem, não é para amanhã não’. Vamos contemplar todo o Balneário, pois ele sentiu assim a necessidade de toda essa população, que sofreu tanto com as chuvas recentes”.
-Na tentativa de manter a “capa de herói’ de Daniel, a nota da milícia digital do prefeito diz que “Guriri enfrenta problemas de alagamento desde o início de sua urbanização, na década de 1970” e que a solução “foi deixada em último plano por sucessivas administrações”. Além de abrir uma discussão muito ampla sobre os problemas contemporâneos de Guriri e as respectivas prioridades dessas gestões, pode-se afirmar que, com seis anos de mandato, Daniel da Açaí não tem mais o direito de jogar a culpa no passado.
-Até porque o “gestor do radar da Polícia Federal” sempre priorizou a realização de festas na Ilha, com a realização de pregões milionários (vide investigações do MPES), com retirada de recursos de sucessivas emendas dos parlamentares da composição anterior da Câmara de São Mateus para sanar os problemas de alagamentos em Guriri e do Mercado Municipal, que somavam em torno de R$ 40 milhões em recursos próprios!
-Até o porteio e o serviçal mais simples do Palácio Anchieta sabem que, se as ruas e avenidas do balneário não estivessem tão alagadas, certamente, Daniel estaria em cima de algum trio elétrico, mostrando os seus ‘dotes de cantor’ para uma ‘plateia empolgada pra lá de Bagdá’! E, claro, o governador Casagrande e o secretário estadual Marcus Vicente são conscientes disso!
PAULO FUNDÃO
O presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Fundão (PP), que tem sido escanteado pelo prefeito Daniel da Açaí, busca sua participação como coadjuvante dos esforços para a implantação da macrodrenagem. Afirma que tem conversado por telefone celular com o governador Casagrande nesse sentido.
-Aliás, vale a pena lembrar: coapoiador do gabinete do ódio, Fundão tem sido atacado por seus “aliados criminosos”, provando do próprio veneno do laboratório de ciência do mal que ajuda a financiar. Vai entender os intentos desses políticos!
WAGNER BORGES
As providências para mitigar as consequências das chuvas em São Mateus, especialmente os alagamentos em Guriri, trouxeram de volta a São Mateus o tenente-coronel Wagner Borges, do Corpo de Bombeiros, que saiu de São Mateus num clima meio “nebuloso” há alguns anos. Tecnicamente, ele tem sido fundamental na atuação junto ao Comitê de Crise.
-Candidato a deputado federal derrotado nas Eleições 2022, Borges se notabilizou por falas com teor mais político em vídeos publicados nas redes sociais e já corre a notícia de que Daniel da Açaí vai nomeá-lo como Secretário Municipal da Defesa Social.
-Detalhe: esse anúncio foi feito pelo gabinete do ódio. Isso não é bom sinal!
…
ESTÁ ESCRITO!
“Nada é tão admirável em política quanto uma memória curta” (John Galbraith).
…
ESTÁ CANTADO!
“Se de repente analisarmos com mais atenção
Poderemos amenizar nossa situação
Nos informando mais politicamente, sendo mais exigentes
Quem sabe até mudando alguma opinião” (Thayde & DJ Hum, na música Revolução).
…
CONTATO
O contato com a coluna TOM POLÍTICO e a EQUIPE CZ-318 pode ser feito pelo e-mail censurazeroes@gmail.com ou pelo WhatsApp (27) 99914-9706.
CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA