POR LUIZ SILVA*

Depois de sete meses sem pisar em São Mateus, desde os escândalos do rega-bofe do camarão VG na Câmara Municipal e da prisão do prefeito Daniel Santana pela Polícia Federal acusado de corrupção e lavagem de dinheiro, o governador Renato Casagrande retornará à Cidade nesta quinta-feira (14/04), às 8h30. Ele fará o anúncio oficial da abertura da licitação para as obras do Complexo de Saúde do Norte do Estado, que inclui o novo prédio do Hospital Roberto Silvares, em terreno à margem da BR-101, no Bairro Nova Era. Um projeto que demandará investimentos da ordem de R$ 300 milhões.

A cerimônia marcada para a quadra coberta da sede do 13º Batalhão da Polícia Militar, no Barro Boa Vista, deve ser bastante concorrida, atraindo autoridades e representantes dos 14 municípios abrangidos pela Superintendência Regional de Saúde de São Mateus. Uma grande oportunidade também para o grande número de pré-candidatos a deputado federal e estadual começarem a mostrar as caras.

Mas o governador Casagrande terá a chance de conhecer a ‘novidade’ do prefeito Daniel da Açaí em parceria com alguns vereadores, especialmente os integrantes do G-8 que dão sustentação a ele na Câmara Municipal. Estou falando da ‘Projeto Cidade Matagal’, iniciativa do Chefe do Executivo que, depois de a PF e o TRF-2 apertarem o cerco com relação ao apurado esquema de empresas para fraudes em licitações, enfrenta dificuldades para concluir o certame de R$ 17 milhões para cuidar da limpeza e do visual da Cidade.

Tudo isso com a complacência da Câmara Municipal e do encabrestado G-8. O presidente Paulo Fundão, o Paulinho VG, ficou cego, surdo e mudo para as ‘peripécias’ de Daniel; Cristiano Balanga e Kácio Mendes ligaram o discurso “embromeixan” em alto volume e arranjavam uma desculpa a cada sessão. Na desta terça-feira (12/04), até desistiram e, sem Carlinho Simião na sessão para cobrar, deixaram o assunto passar batido! Como diria o personagem Tenóbio: “eles são tão sapequinhas!”.

Se o governador Casagrande cumprir o tradicional roteiro de pousar de helicóptero no Aeroporto Ernesto Bonomo e seguir do Bairro Aviação até a sede do 13º BPM terá a oportunidade de constatar trechos importantes do ‘novo projeto paisagístico mateense’, que, verdade seja dita, contempla igualmente os bairros centrais e os de periferia.

O ‘Projeto Cidade Matagal’ não dispensa nenhum cantinho de São Mateus: ruas, avenidas, praças, canteiros, calçadas, áreas comerciais, terrenos baldios… Tem mato para todos os lados. Ervas daninhas, capim, grama, plantas rasteiras ou de galhos. Lugares mais sortudos têm flor-do-guarujá e algumas espécies de ipomeias, que quebram a monotonia com suas flores, pedindo passagem em meio ao ‘jardim botânico selvagem’ de Daniel da Açaí!

Dia desses, durante a campanha de vacinação, o campinho ao lado da quadra do 13º BPM também estava com mato de quase 2 metros de altura. Claro, se a Prefeitura não está nem cuidando do trivial, não tem como dar uma forcinha ao espaço militar! Para o Prefeito, seria interessante se o local ainda estivesse da mesma forma, para servir de cenário para o lançamento oficial do ‘Projeto Cidade Matagal’.

Estilo desleixado, dedões em riste fazendo ‘joinha’ e tome cliques com a comitiva do Governador e a galera de políticos que vai marcar presença. Não tem problema: o mato em excesso na frente, dos lados e atrás já faz parte da paisagem!

Mas atenção! Reforço o aviso aos pré-candidatos mais afoitos com as redes sociais: deixem as fotos repousarem um pouco na galeria do celular! Com broncas na Justiça Federal, na esfera Estadual e no âmbito eleitoral, nunca se sabe qual escândalo contra o Prefeito de São Mateus pode explodir após esta quinta-feira (14)!

ESTÁ ESCRITO

“Se o povo não pode confiar em seu governo para fazer o trabalho para o qual ele existe – proteger a população e promover o seu bem-estar – tudo está perdido” (Barack Obama).

*LUIZ SILVA é jornalista, escritor e analista político.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA