Vereadora Ciety quer áreas rurais de São Mateus incluídas em projeto de pavimentação asfáltica do Governo do Estado

-

A vereadora Ciety Cerqueira (PT) comemora a aprovação da Indicação nº 166/2021 pelos demais parlamentares na sessão ordinária da Câmara de São Mateus na terça-feira (9/03). A proposição é para que o prefeito Daniel Santana (sem partido) interceda junto à Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) para a implantação do Projeto Terra Firme no Município de São Mateus.

Ciety lembra que, em julho de 2020, foi firmado convênio entre a Arcelor Mittal Tubarão e o Governo do Estado, por meio da Seag, criando o primeiro Centro de Distribuição de Revsol (CDR) na região Sul do Espírito Santo.

“O Projeto Terra Firme, que faz parte do Programa Novos Caminhos, utiliza o Revsol, que é um material que substitui outros recursos naturais no revestimento primário das ruas e estradas, que além de viável economicamente, reduz o uso de novos materiais e reaproveita resíduos de asfalto”, frisa Ciety na justificativa da indicação.

Ela lembra que, desde 2006, a empresa doa os coprodutos para prefeituras capixabas, por meio do Programa Novos Caminhos, cujo objetivo é melhorar as condições de tráfego das ruas e estradas vicinais do Estado: “A implementação do CDR é uma iniciativa socioambiental da empresa junto ao poder público, sendo o transporte custeado pela Arcelor Mittal, que disponibilizará cinco mil toneladas de Revsol para toda região, sendo de responsabilidade das prefeituras realizar os serviços nas rodovias e vias públicas”.

PRODUÇÃO E TRANSPORTE

A vereadora afirma que utilizar esse material é de extrema importância econômica e social para qualquer cidade: “Analisando do ponto de vista econômico, os produtores rurais são responsáveis pelo escoamento das suas produções e o consequente abastecimento das zonas urbanas, produtos esses que, muitas das vezes, são encarecidos consideravelmente por conta da dificuldade no transporte, não só por questões econômicas, mas também por conta dos excessivos gastos com manutenção dos meios de transportes”.

Conforme Ciety, do ponto de vista social, o acesso da população rural a serviços básicos como educação, saúde e lazer se dá através das estradas vicinais: “Jovens das zonas rurais enfrentam quilômetros de estradas para ter acesso a tais serviços. Portanto, entendemos que é necessário que o Poder Público envide esforços para atender as comunidades rurais, que são de extrema importância para o município”.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA

spot_img

VEJA TAMBÉM:

Open chat
Olá, seja bem-vindo(a) ao portal CENSURA ZERO!
-Faça seu cadastro para receber Boletins Informativos em Transmissão pelo WhatsApp e autorizar o envio de notícias!
-É simples, rápido e seguro, nos termos da nossa Política de Privacidade, disponível no site.
-Deixe seu NOME COMPLETO e a CIDADE onde mora!
Obrigado e volte sempre!