Depois das inúmeras reclamações quanto ao estado dos ônibus da Viação São Gabriel em São Mateus e a conivência da Prefeitura para a má qualidade do serviço de transporte coletivo, usuários de Jaguaré também reclamam da concessionária que realiza o transporte de passageiros entre as duas cidades. São apontados constantes problemas nos coletivos, como nos freios e até falta de janela.
Um usuário expressou sua indignação na quarta-feira (13/09), na página Jaguaré em Foco, no Facebook, junto com fotos de um ônibus da Viação São Gabriel estacionado na rodoviária, incusive destacando a ausência de uma janela traseira.
O comentário foi corroborado por diversos outros moradores. “Venho por meio deste texto expor minha indignação com a empresa da São Gabriel; é um descaso o que está acontecendo nesses últimos dias. Todos os dias, saímos da nossa casa, usamos o transporte, porque pra deslocar até o local de trabalho é necessário, mas nesses dias tem ocorrido que estamos chegando atrasados. Na volta para casa, o ônibus sempre está quebrado. Quando não está vazando óleo, está com problemas nos freios”, destaca o texto publicado.
O morador destaca que os usuários chegam tarde casa, ou deixado de ir para cursos ou faculdade “por conta da falta de consideração da empresa com os passageiros”. “Vamos deixar claro que a [Viação] São Gabriel é, sim, uma grande empresa de transporte e tem, sim, situação viável de estar disponibilizando ônibus em boas condições para a cidade de Jaguaré. Mas, pelo visto, preferem deixar os ônibus com estruturas boas em São Mateus”, destaca o usuário jaguarense, desconhecendo o descaso com que a empresa atua na cidade vizinha.
O morador de Jaguaré relata que, na tarde de terça-feira (12/09), mais uma vez, os usuários ficaram na mão porque o ônibus apresentou problemas nos freios. “Até mandaram outro no lugar, sim, mas a janela do fundo estava com vidro quebrado. Enfim, um descaso e uma falta de respeito com os passageiros que fazem uso dos ônibus da empresa [Viação São Gabriel], até porque ninguém anda de graça, todos os dias pagamos passagem ida e volta; não deixam passar 5 centavos, mas colocar ônibus que preste também não têm capacidade pra isso”, relata o usuário da Viação São Gabriel.
USUÁRIOS DE SÃO MATEUS REAGEM
Em comentário no post da fanpage Jaguaré em Foco, Vanusa Cardoso relata ao usuário jaguarense a realidade da Viação São Gabriel em São Mateus: “São Mateus tem ônibus com poltronas quebradas e rasgadas, ferros pendurados, sem freios, janelas sem vidraças, portas sem vidraças, leitor de cartão de passagem quebrado, etc”.
Na mesma linha, Nilza Sousa é enfática: “Os ônibus que circulam na cidade de São Mateus estão uma porcaria, principalmente os que fazem a linha do Aroeira; sempre quebrados e os elevadores para os cadeirantes sempre quebrados. O povo de Jaguaré e de São Mateus estão sofrendo com essa empresa São Gabriel!.
Rúbia Villa Nova Esteves também esclarece aos usuários de Jaguaré a realidade do transporte público coletivo em São Mateus: “Sinto informar que os ônibus aqui, em São Mateus, também são velhos e quebram com frequência. A São Gabriel só sabe ganhar dinheiro nas custas do povo”.



