O CENSURA ZERO apurou mais uma informação relevante na parceria nociva à sociedade de São Mateus entre o prefeito Daniel Santana e seu porta-voz e pseudojornalista Dilton Pinha, que assessora o Chefe do Executivo mateense e a Secretaria Municipal de Comunicação com a rede de páginas Boca no Trombone, comprovadamente produtora e distribuidora de fake news institucionalizada. O amigo citado por Diltão que dirigia seu Citroën com licenciamento vencido em alta velocidade e que colidiu violentamente contra um Corsa Classic em acidente no domingo (31/01), é sócio da empresa Água Mineral Açaí, do prefeito mateense.
O Boletim Unificado 44213328 da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, feito por agentes do Setor de Trânsito do 13º BPM registra: “O Sr. Dilton, inicialmente relata que o motorista da circunstância seria o seu amigo Marcos Santos. Mas, após alguns minutos, muda a versão e alega ter sido Wagner Rock Viana. Informo que o veículo Citroën C4 Pallas foi removido para o pátio autorizado do Detran por estar com o licenciamento em atraso”.
Wagner Rock Viana é amigo comum do prefeito Daniel Santana e de Dilton Pinha, a quem assessorou na candidatura fracassada a vereador de São Mateus (com apoio do Chefe do Executivo Municipal) e é sócio da Água Mineral Açaí, ligada a Daniel. Segundo o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) da Receita Federal, Wagner Rock Viana é qualificado como Presidente no Quadro de Sócios e Administradores (QSA) da Empresa de Mineração Litorânea S/A (Água Mineral Açaí) – CNPJ 39.409.198/0001-05, juntamente com Ozorina Costa Barbosa, qualificada como Diretora.
No papel, Daniel Santana Barbosa está afastado diretoria da empresa desde que assumiu como prefeito de São Mateus, mas ainda é quem toma as decisões administrativas e operações da Água Mineral Açaí, que tem sede no Bairro Litorâneo. Isso ficou esclarecido em 2019, quando o CENSURA ZERO publicou matérias sobre reclamações trabalhistas contra a Água Mineral Açaí (alvos de processos no Ministério Público do Trabalho), ouvindo funcionários responsáveis pelo gerenciamento financeiro e operacional da empresa.
Vale lembrar que, com os problemas fiscais e trabalhistas Água Mineral Açaí, o prefeito dispensou o nome político que usou para se eleger para o primeiro mandato, em 2016 – Daniel da Açaí – e, na candidatura à reeleição, em 2020, trocou para Daniel Santana.
DANIEL-WAGNER-DILTÃO
O CENSURA ZERO tentou contato com Wagner Rock Viana, por telefone celular, mas as ligações não foram atendidas. A Reportagem deixou mensagem pelo aplicativo WhatsApp, que foram visualizadas, mas ele não respondeu até a publicação desta matéria. Em seu perfil no WhatsApp, Wagner Rock Viana ostenta fotos junto com o prefeito Daniel Santana e outras autoridades. Tem até fotos na sala de reuniões da Prefeitura de São Mateus.
As redes sociais do porta-voz do prefeito Daniel também tem fotos com Wagner Rock Viana. O sócio da Água Mineral Açaí aparece em fotos colando cartazes e em outros momentos da campanha fracassada de Diltão a vereador com apoio do prefeito.
PREFEITO DANIEL
O prefeito Daniel Santana ainda não fez nenhuma declaração pública sobre o acidente e a tentativa de homicídio envolvendo o seu porta-voz Dilton Pinha, assessor informal da Secretaria Municipal de Comunicação.
O CENSURA ZERO disponibiliza espaço também caso Daniel, como empresário, queira fazer esclarecimentos públicos sobre a participação do sócio da Água Mineral Açaí, Wagner Rock Viana, no acidente envolvendo Diltão.
VEJA TAMBÉM:
CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA