O Espírito Santo tem 78 municípios, mas as contas não fecham na matemática dos dados divulgados, na tarde desta quinta-feira (6/10), pelas campanhas dos candidatos ao Governo do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB) e Manato (PL). As informações são do colunista Vitor Vogas, do site ES360.

A assessoria de Casagrande anunciou que ele recebeu o apoio oficial de 73 dos 78 prefeitos capixabas. Pela manhã, o governador reuniu, no auditório do Hotel Golden Tulip, em Vitória, os prefeitos de 67 cidades. Outros seis enviaram representantes.

Também participaram do encontro o candidato a vice-governador Ricardo Ferraço (PSDB) e a senadora não reeleita Rose de Freitas (MDB), que também apoia o governador, além do deputado federal eleito Gilson Daniel (Podemos) e do ex-secretário estadual de Segurança Pública Coronel Ramalho (Podemos), agora suplente de deputado federal.

Segundo a campanha de Casagrande, só não apoiam a reeleição do governador os prefeitos das cidades de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos); Linhares, Bruno Marianelli (Republicanos); Castelo, João Paulo Silva Nali (PTB); Alegre, Nirrô Emerick (SD); e Itaguaçu, Uesley Corteletti (Republicanos).

Durante o encontro, alguns apoiadores de Casagrande fizeram falas efusivas para estimular os demais a mergulhar na campanha de Casagrande, como o de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos), o da Serra, Sérgio Vidigal (PDT), e o de Cariacica, Euclério Sampaio (UB).

MANATO

Logo após o anúncio feito pela assessoria de Casagrande, a de Manato enviou à imprensa uma nota, em que afirma que o candidato da oposição conta com o apoio de 37 dos 78 prefeitos, sendo quatro deles “de forma declarada”: João Paulo Silva Nali (Castelo), Nirrô Emerick (Alegre), Uesley Corteletti (Itaguaçu) e, ainda, Tiago Rocha (eleito pelo PSL em 2020).

Se Manato realmente tiver 37 prefeitos ao seu lado, isso só deixa para Casagrande 41 (e não os 73 anunciados pela campanha do governador). E, se os dois lados tiverem tudo o que dizem ter, o que é matematicamente impossível, isso dá ao Espírito Santo um total de 110 prefeitos.

“Nos próximos dias mais prefeitos vão tornar público o apoio.  A maioria prefere não se manifestar, com receio de prejuízos em convênios com o Governo do Estado”, afirma Manato.

Estão do lado de Manato, declaradamente, os prefeitos de Alegre (terra natal do candidato) e de Castelo (cidade natal de Casagrande). Filiado ao PTB, partido que apoia Manato, João Paulo Silva Nali elegeu-se prefeito de Castelo na última eleição suplementar, em 2021.

Isso ajuda a explicar porque Casagrande teve menos votos que Manato no 1º turno na própria cidade natal. Esses prefeitos são grandes cabos eleitorais nos respectivos municípios.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA