O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) determinou que a campanha à reeleição do governador Renato Casagrande (PSB) retire das redes sociais conteúdo difamatório contra Carlos Manato (PL), seu adversário neste 2º turno das Eleições 2022 no Espírito Santo.

A decisão liminar assinada pela desembargadora Janete Vargas Simões, foi tomada na terça-feira (11/10), em caráter de urgência.

Renato Casagrande foi citado “para imediata remoção dos impulsionamentos patrocinados de propagança eleitoral negativa referente às publicações no Instagram e no Facebook, “por meio de vídeo com citações difamatórias e caluniosas a respeito do candidato Representante Carlos Humberto Mannato”. As publicações em vídeo acusam Manato de fazer parte da organização criminosa Scuderie Le Cocque.

Conforme a decisão, o descumprimento à ordem judicial implica em pena de multa de 10 mil. A magistrada também determinou que a campanha de Casagrande apresentasse a defesa no prazo de dois dias. O Facebook também foi notificado para a remoção dos impulsionamentos patrocinados das propagandas eleitorais negativas, sob pena de multa de R$ 50 mil.

Em nota à Imprensa, o candidato Manato destacou que “a verdade sempre vence a mentira” e entendeu como “desespero” a atitude do adversário. “Agora, a Justiça foi feita e ele condenado a ocultar suas ofensas”, acrescentou.

O OUTRO LADO

A campanha de Renato Casagrande ainda não se manifestou publicamente sobre a decisão judicial.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA