Um rapaz foi ferido com tiro de bala de borracha após desobedecer o decreto de quarentena na Cidade de Carapicuíba, na Grande São Paulo. Um dos guardas civis teve o nariz quebrado, na quinta-feira (2/04), ao tentar conter algumas pessoas alcoolizadas e se aglomeravam em um lava-rápido no Centro da Cidade.

Por conta da pandemia do coronavírus, a Prefeitura de Carapicuíba decretou, no sábado (21/03), o fechamento de bares, casas noturnas e tabacarias. Outros comércios de serviços não essenciais foram fechados na terça-feira (24). No primeiro fim de semana do decreto, a Guarda Civil Metropolitana (GCM) fechou 214 estabelecimentos e interrompeu a realização de bailes funk.

No caso do lava-rápido, os guardas foram ao local após receberem denúncias dos vizinhos sobre esse bar aberto, com aglomeração de pessoas e perturbação de sossego. No local, os guardas chamaram o dono do estabelecimento e pediram que ele fechasse o local e dispersasse as pessoas que estavam lá e que desligasse o som, que estava incomodando os vizinhos.

No vídeo é possível ver uma discussão com algumas pessoas embriagadas, segurando copos de bebida. Em determinado momento, um dos homens grita para um dos guardas civis falando que “minha mãe é da federal, rela em mim”. O guarda civil reage falando um palavrão e a discussão segue na tentativa de levar um dos homens para a delegacia.

Em outro momento no vídeo é possível ver um outro homem com a mão ferida por um disparo de arma com munição de borracha. Na delegacia, uma foto mostra que o guarda civil foi agredido e teve o nariz quebrado.

O caso foi registrado no 1° Distrito Policial de Carapicuíba como lesão corporal.

PREFEITURA DE CARAPICUÍBA

Em nota, a Prefeitura de Carapicuíba informou que “estamos vivendo um momento de pandemia do coronavírus e a recomendação da prefeitura, governo do Estado e Ministério da Saúde é de que as pessoas evitem aglomerações e permaneçam em casa”.

Ainda segundo o documento, “a Guarda Municipal tem realizado um excelente trabalho, colocando suas vidas em risco diariamente, fechando bares, casas noturnas, entre outros estabelecimentos, que estão infringindo o decreto de quarentena, para combater a disseminação do vírus”.

A nota da Prefeitura informou ainda que, “ao chegar no local para proteger os moradores e cumprir a lei, os guardas foram recebidos com agressões por cerca de 20 indivíduos, inclusive o subinspetor da GCM teve o nariz fraturado, conforme consta no boletim de ocorrência por lesão corporal”.

A Secretaria de Segurança de Carapicuíba informou que “os guardas, em menor número, agiram em legítima defesa, tendo realizado disparo de munição não letal, atingindo a mão de um dos agressores. Ainda assim, será aberta sindicância na Corregedoria para apuração dos fatos, assim como ocorreu no caso envolvendo o ambulante.”

CASOS DE CORONAVÍRUS

A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo informou neste domingo (5/04) que o Estado chegou a 275 mortes relacionadas ao coronavírus. São 15 óbitos a mais que o registrado no boletim divulgado no sábado (4).

A alta no número de mortes foi de 6% nas últimas 24 horas. Em uma semana, a Secretaria contabiliza aumento de 10% no número de mortes pela doença, em comparação com o balanço do domingo (29), quando o número de vítimas chegava a 98 pessoas.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA | FONTE: G1 SP