Entra em vigor na segunda-feira (13/07) o 13º Mapa de Risco para a Covid-19 no Espírito Santo, que é valido até domingo (19). No novo mapa, 41 cidades seguem em risco alto e outras 37 em risco moderado. Não há nenhum município em risco baixo ou risco extremo.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, entram em risco alto Afonso Cláudio, Apiacá, Atílio Vivacqua, Brejetuba, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Pinheiros, Sooretama, Venda Nova do Imigrante e Vila Valério.

Saem do risco alto para o moderado Boa Esperança, Divino de São Lourenço, Fundão, Guaçuí, João Neiva, Montanha, Mucurici, Ponto Belo, Santa Teresa e Viana.

Essa classificação define regras para o funcionamento de atividades comerciais e serviços de acordo com a classificação. Os municípios de risco alto, por exemplo, passam a ter o comércio funcionando de maneira alternada, fechando no fim de semana.

MATRIZ DE RISCO

A estratégia de mapeamento de risco teve início no dia 20 de abril, considerando apenas o coeficiente de incidência. Em maio, foi inserida a matriz de risco como ferramenta do mapa, constando o coeficiente de incidência e taxa de ocupação de leitos de UTI.

Em 18 de maio, a Matriz de Risco foi ampliada com a inserção da taxa de letalidade, índice de isolamento social e % da população acima de 60 anos. No dia 13, será implementada a Matriz de Risco Ajustada, que constará o coeficiente de incidência e taxa de letalidade dos municípios no período dos últimos 28 dias.

A Matriz de Risco Ajustada trata os dados relativos às estratégias dos municípios no período epidemiológico das últimas 4 semanas. A partir da próxima semana não serão consideradas as regras de 14 dias para a saída do risco alto, limítrofe dos municípios do risco alto e conurbação da Grande Vitória.

O Mapa de Risco segue orientações dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde e recomendações da equipe de especialistas do Centro de Comando e Controle do estado.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA