spot_imgspot_img

TOM POLÍTICO – Clima quente na política de Ecoporanga; saiba como aderir à ‘vaquinha online eleitoral’!

POR LUIZ SILVA*

Faltando pouco mais de 30 dias para o início das convenções partidárias para definição de candidatos a prefeito(a) e vereador(a), o clima está quente nos bastidores da política de Ecoporanga. Pelo que tudo indica, os dois grandes protagonistas das Eleições Municipais 2020 serão o atual prefeito Elias Dal’Col (PSD) e o ex-vereador José Luiz Mendes (PSB). Outros nomes poderão participar do pleito, mas os nomes ainda não estão colocados oficialmente.

-Há informações de que o prefeito Elias Dal’Col já teria feito a sua escolha para a candidatura a vice. Trata-se da ex-secretária de Saúde Ana Lúcia. A chapa já teria apoios importantes: o deputado estadual Enivaldo dos Anjos (PSD); o ex-deputado federal Marcus Vicente (PP), atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano; e a senadora Rose de Freitas (Podemos), entre os nomes..

-Do lado de Zé Luiz, os apoiadores cacifados são o governador Renato Casagrande; o deputado federal licenciado e secretário de Agricultura Paulo Foletto; os deputados federais Ted Conti e Felipe Rigoni; o deputado estadual Bruno Lamas, todos do PSB, além da deputada federal Norma Ayub e do deputado estadual Theodorico Ferraço (ambos do DEM); do deputado estadual Coronel Quintino (PSL); do deputado federal Da Vitória (Cidadania); do deputado federal Helder Salomão e do ex-prefeito Pedro Costa (ambos do PT); do ex-deputado federal e diretor do Detran-ES Givaldo Vieira (PCdoB); e da deputada federal Lauriete (PSC).

VAQUINHA VIRTUAL ELEITORAL

Com a mudança na data das eleições para os dias 15 e 29 de novembro, primeiro e segundo turnos respectivamente, os pré-candidatos a prefeitos e vereadores e os partidos políticos agora terão mais tempo para arrecadar recursos na modalidade de financiamento coletivo.

-A “vaquinha online eleitoral”, “vaquinha virtual eleitoral” ou “crowdfunding”, termos popularmente conhecidos, foi instituída pela Lei das Eleições (Lei nº 13.488/2017) e é uma das novidades do pleito eleitoral de 2020.

-Com a promulgação da Emenda Constitucional 107 pelo Congresso Nacional, no dia 1º de julho, que adiou as eleições municipais deste ano em razão do novo coronavírus (covid-19), a data-limite para a arrecadação de recursos foi ampliada para o dia 15 de novembro, ou seja, quem pretende disputar as eleições ganhou mais 42 dias para angariar recursos financeiros.

-A alteração da data da eleição possibilitará aos pré-candidatos que aderirem à vaquinha virtual um maior engajamento dos apoiadores.

PARA REFLETIR!

“Pensar só em si e no presente é uma fonte de erro em política” (Jean de la Bruyere).

*LUIZ SILVA é jornalista e analista político.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

OUTROS DESTAQUES