POR LUCINETE OLIVEIRA*
A vida, o tempo e as oportunidades são dinâmicos, passageiros e rápidos como um foguete, e não voltam atrás, não conhecem a alternativa “ré”. E se você vive em concordância com tudo e com todos, haverá um momento em que ficarão para trás a oportunidade, o tempo e a vida passarão; e você terá perdido.
Precisamos ter coragem, e coragem não é falta de medo. É o enfrentamento desse sentimento tão poderoso, que consegue nos paralisar, criando uma sensação que ampliar um sentimento de impotência. “Aquilo que temia me sobreveio; e o que receava me aconteceu” (Jó 3:25).
Precisamos entrar no ritmo do mundo, não esperar que o mundo seja generoso e ande no nosso ritmo; precisamos olhar para o mundo pelos nossos olhos. Assim, conseguimos enxergar o que todos conseguem enxergar e descobrir o lado diferente das coisas; o que cada pessoa, lugar ou objeto tem de diferente. Vamos caminhar, a vida anda para frente. É uma oportunidade de sairmos dos resultados e padrões de sempre.
Existem pessoas que ainda se preocupam com sobrenomes, aprenderam lá no passado com bisavós, avós, pais, que ser de dessa ou daquela família era algo importantíssimo. Coisa do passado escravagista! É momento de eliminar velhas crenças que acorrentam nossos pensamentos e nos sintonizar com ideias novas, nos preparar para o novo, pois não há nada mais forte do que um ser humano empenhado e disposto a mudar.
O importante é o que somos, não de que família nascemos. As pessoas não se conectam por meio de um sobrenome, mas, sim, porque você é você e pronto. Seu nome é seu, quem te deu foi seu pai e sua mãe. Não precisamos de crenças sociais ou hereditárias; fuja das ideias e destinos prontos.
Qual é o seu objetivo de vida? A vida não é restaurante onde o prato tem que ser servido do jeito que eu quero, ou se não gostar do prato, devolve e pede outro. É um espetáculo maravilhoso, só que sem ensaios ou muitas repetições. Ou você segue o ritmo, ou se perde na dança. Pois tudo passa, o tempo todo.
…
*Lucinete Oliveira é Professora. Graduada em Ciências Contábeis e Pós-Graduada em Gestão e Educação Ambiental, Educação Especial e Inclusiva e Políticas de Inclusão. Atualmente, cursa Licenciatura em Educação do Campo na Ufes.
Contatos: E-mail: lucinete_oliva@hotmail.com
CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA