POR ANDRÉ OLIVEIRA*
Em entrevista exclusiva ao CENSURA ZERO, o industrial e associativista Egidio Malanquini, uma das principais lideranças do setor no Espírito Santo, comentou sobre os desafios da indústria capixaba em 2021, em meio à pandemia da covid-19. Ele revelou também algumas metas e projeções do setor cafeeiro: “Considero um setor que nunca irá deixar de inovar, sempre estará à frente do tempo”.
Diretor-presidente da Vista Linda Indústria e Comércio de Cafés Especiais, com sede em Vila Velha-ES, Malanquini frisa o crescimento alcançado em 2020, mesmo com as dificuldades do ano atípico. “Estamos sempre buscando algo para encantar o consumidor”, salienta, frisando as inovações nos produtos Café Glória e Café Vista Linda.
Confira a entrevista:
1 – Quais são as perspectivas para o ano de 2021 no setor industrial capixaba?
EGIDIO MALANQUINI – O setor industrial sempre trabalha com otimismo, mesmo porque todo bom empreendedor precisa inserir no contexto o otimismo; mas sempre com equilíbrio. No tocante ao ano de 2021, entendemos que será bem melhor que 2020. As previsões sinalizam isso, principalmente com a chegada da vacina. Temos setores, como alimentos, construção civil, minerais, siderurgia e construção pesada, que já se manifestaram nestes primeiros dias do ano contratando mão de obra.
2 – Quais são os principais desafios?
Os desafios serão muitos. Eu destacaria alguns que poderão melhorar o desempenho do setor produtivo do país: reformas tributária e do Estado. É fundamental que elas aconteçam; isso iria criar um novo ambiente empresarial no país, com geração de emprego e renda. O que me preocupa, caso as reforma sejam aprovadas, é a qualificação da mão de obra. Hoje não estamos preparados para esse crescimento no tocante à mão de obra. Precisamos, urgente, preparar os jovens para uma formação técnica. Esperamos que as entidades que fazem parte do sistema empresarial brasileiro, as confederações do comércio, agricultura, transporte e indústria, deem prioridade à qualificação profissional; caso contrário, teremos apagão de mão de obra no país.
3 – Como a pandemia da covid-19 vem afetando a indústria capixaba, nos diversos aspectos?
Alguns setores sofreram mais e outros menos. De uma forma geral, ficamos no zero a zero, mas o que mais nos preocupa é investimento. O setor industrial, por consequência da pandemia, deixou muitos projetos paralisados. Agora é colocar em prática e correr contra o tempo, pois acho que o segundo semestre deste ano irá compensar os últimos 18 meses!
4 – Especificamente no setor cafeeiro, quais são as projeções e metas?
Este setor é a menina dos olhos dos capixabas. Temos construído uma união entre produtores, exportadores industriais e consumidores, elevando a qualidade dos cafés produzidos no Espírito Santo como alguns dos melhores do país, com várias premiações nacionais e internacionais. Isso tem feito a diferença quando se fala em inovação de novos produtos. Somos um dos poucos setores do país que mantém firme as indústrias regionais ofertando os melhores cafés, com variedade de bebidas e sabores para o Espírito Santo, o Brasil e o mundo. Considero um setor que nunca irá deixar de inovar, sempre estará à frente do tempo.
5 – Com relação à indústria Vista Linda, quais são as expectativas para 2021?
Com relação à nossa empresa, estamos sempre buscando algo para encantar o consumidor. Em plena pandemia, lançamos o café em cápsula; agora estamos lançando um novo método de encasamento nas cápsulas que irá permitir manter por um longo período a qualidade do café sem perder aroma e sabor. Estamos também renovando todo o nosso visual de embalagem, com novo design, modernizando e levando maior leveza na imagem do produto.
6 – Com relação ao Café Glória e ao Café Vista Linda, como estão posicionados no mercado, o público a que se destinam e as perspectivas?
São produtos diferenciados. O Café Glória é um produto com mais corpo; ou seja, aquele consumidor que deseja um produto mais forte, com sabor mais intenso, o Glória atende perfeitamente. No caso do Café Vista Linda, é um produto bem mais suave com Blend do Caparaó capixaba. Temos várias opções; desde o torrado e moído, expresso, cápsulas e capucinos. Temos a marca Glória, que este ano completa 90 anos de existência. Por isso, estamos promovendo uma campanha publicitária, na qual falamos da história até a atualidade, inserindo, é lógico, a inovação. Ou seja, antiguidade e inovação. Nosso slogan é Por trás desta xícara tem muita história pra contar!
*ANDRÉ OLIVEIRA é Jornalista, Diretor de Redação e Conteúdo do portal CENSURA ZERO e do site PLANTÃO CAPIXABA | Contatos: censurazeroes@gmail.com
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