![](http://censurazero.com.br/wp-content/uploads/2019/10/Lucinete-Oliveira-colunista-CENSURA-ZERO.jpeg)
POR LUCINETE OLIVEIRA*
“E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos” (Gálatas 6:9). A empatia é fazer o bem sem olhar a quem.
Na parábola do Bom Samaritano, contada por Jesus, em Lucas 10:25-37, Ele ilustra a compaixão, onde a definição de “próximo” vai além do que conhecemos e estamos acostumados, sendo um ensinamento para que possamos nos despertar, sair do “ninho” e nos colocar no lugar do outro com o seguinte pensamento: ‘e se fosse comigo?’.
E essa atitude de sair da zona de conforto, em muitos momentos, nos causa um desaconchego. Mas, às vezes, é preciso ir e fazer! Apesar dos desencontros, a vida é a arte do encontro. Ora eu me desencontro de alguém, ora encontro e reencontro, ora alguém se desencontra de mim, hora a gente se reencontra.
A vida vai seguindo e, por vezes, nos dando verdadeiros “tapas na cara”, com seus ensinamentos necessários ao nosso crescimento, nos mostrando os melhores caminhos à evolução.
Somos seres únicos, criados por Deus, buscando aprender amar e ser amados, e Deus cuidando e nos mostrando os motivos de certos desencontros, nos permitindo essa evolução, para que não sejamos “pedras” nos sapatos dos outros, mas depositando amor ao próximo no “banco da vida”. As faturas da vida uma hora chegarão para cada um de nós, e nem toda fatura chega colorida; nem tudo é paz e perfeição.
Mesmo assim, não se deixe vencer pelo mal, porque todas as coisas acontecem para o nosso bem; embora entendamos o contrário, sempre há uma lição a ser tirada. Deus só permite aquilo que somos capazes de suportar, e Ele tem propósitos, mesmo nos momentos difíceis. Aprender com todos os acontecimentos é um ato de sabedoria.
Conhecer é poder, sendo um privilégio. Quando eu conheço, o outro pode até querer me confundir, tentando me entregar algo que acha que mereço ou que ele quer que eu receba; mas eu recebo se eu quiser e da forma que eu quiser. A instrução nos permite entender a realidade e a responsabilidade de decidir quem entra, sai ou permanece em nossas vidas.
…
*Lucinete Oliveira é Professora. Graduada em Ciências Contábeis e Pós-Graduada em Gestão e Educação Ambiental, Educação Especial e Inclusiva e Políticas de Inclusão. Atualmente, cursa Licenciatura em Educação do Campo na Ufes.
Contatos: E-mail: lucinete_oliva@hotmail.com
CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA