O Governo do Estado vai abrir 10 mil vagas online em cursos do projeto Qualificar ES, desenvolvido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico (Sectides), além de mil vagas pelo Projeto Formação Empreendedora, da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes). A ação integra as medidas de Proteção Social, anunciada nesta sexta-feira (26/03) pelo governador Renato Casagrande, para reduzir os impactos da pandemia e tem investimento estimado em R$ 1,2 milhão.
As dez mil vagas do Qualificar ES serão divididos em cursos de: Auxiliar Administrativo, Digital Influencers – Marketing de Influência, Inglês Básico, Gestão financeira de pequenas e médias empresas, Marketing Digital para o seu negócio, Word e Excel, Fotografia, Inglês Intermediário, Maquiagem e Segurança do Trabalho.
Para concorrer às vagas, basta ter idade mínima de 16 anos completos no ato da inscrição, acesso à internet e noções básicas de informática e de navegação na internet. No caso dos cursos de Maquiagem e Segurança do Trabalho, que integram a categoria “Ambiente e Saúde”, a idade mínima necessária é de 18 anos.
INSCRIÇÕES
As inscrições começam no dia 30 de março e seguem até 09 de abril, no site do Qualificar ES (www.qualificar.es.gov.br). Já os cursos acontecem a partir do dia 19 de abril, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). As aulas podem ser feitas em qualquer horário, por meio de smartphones, tablets e computadores. Os alunos têm acesso a apostilas para download, participam de fóruns de discussão e recebem certificação após a conclusão dos cursos.
“Na última semana, o governador Renato Casagrande anunciou importantes medidas para mitigação dos efeitos econômicos da Covid-19, no âmbito do Plano Espírito Santo – Convivência Consciente. Agora, reforça a atenção do Governo do Estado aos mais vulneráveis, com ações de cunho social. Com a oferta desses cursos, estamos garantindo que a qualificação profissional chegue aos capixabas, ainda que durante este, que é o momento mais desafiador da pandemia até aqui”, pontuou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico, Tyago Hoffmann.
FORMAÇÃO EMPREENDEDORA
A Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Estado (Aderes) vai abrir mil vagas em cursos gratuitos de qualificação para quem quer empreender no mercado. Trata-se do protejo Formação Empreendedora que vai oferecer cursos rápidos e práticos em mecânica de motos, eletricista predial, confeitaria, biscoito e salgados, mecânico de máquina de costura, confecção industrial, entre outros.
Os cursos que serão oferecidos nos formatos itinerante e nas unidades fixas, têm como executor o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
A Formação Empreendedora vai qualificar e capacitar mil pessoas para que a partir da formação profissional possam empreender, por isso, os cursos são voltados para a criação de pequenos negócios nas áreas: automotiva; de confecção; alimentos e bebidas; construção civil; frigorífico e Informática. Além disso, os alunos têm módulos de formação empreendedora e gestão financeira.
CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA