Sob orientação do prefeito Daniel Santana, a Prefeitura de São Mateus iniciou a retirada de água das ruas e avenidas alagadas de Guriri para despejá-la na orla marítima. A informação é de moradores, que registraram um caminhão sugador está sendo utilizado na operação e publicaram vídeos também mostrando o despejo da água feito por meio de tubulações.

“A água está sendo jogada na restinga, aqui perto do Guriri Beach; onde nunca pode jogar nada na restinga, eles estão jogando agora”, afirmou uma moradora, em vídeo que circula nas redes sociais.

Outro morador tenta entender o que se passa e defende a operação: “Como a água da Avenida Esbertalina, da Espera Feliz e outras mais próximas do mar e restinga, a prioridade no momento, é o bem-estar da população de Guriri. Acho até que demorou muito, para ter essa iniciativa”.

A operação da Prefeitura ocorre num clima de desinformação, já que o prefeito Daniel da Açaí não veio a público explicar oficialmente como os trabalhos estão ocorrendo.

A situação é agravada por membros da milícia digital (gabinete do ódio) que assessora o prefeito, que seguem divulgando textos e vídeos com informações incompletas e distorcidas nas redes sociais e grupos de WhatsApp.

OPERAÇÃO EXIGE PADRONIZAÇÃO TÉCNICA

O bombeamento das águas represadas em Guriri para o mar foi cogitado pelo deputado estadual Freitas, em pronunciamento em vídeo, e também pelo governador Renato Casagrande em recente visita a São Mateus, quando sobrevoou o balneário.

No entanto, o ideal seria explicar oficialmente à população os detalhes da operação, que exige atendimento a normas ambientais e técnicas. Até a publicação desta reportagem, não era o que estava ocorrendo sob as ordens do prefeito Daniel da Açaí.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA