Por determinação do prefeito Daniel Santana, o secretário de Defesa Social de São Mateus, tenente-coronel Wagner Borges, e a secretária de Educação, Marília Silveira, realizaram nesta quarta-feira (5/04) uma reunião virtual com os diretores das escolas que compõem a rede municipal de Educação para reafirmar os protocolos de segurança e o plano de ação conjunta a ser seguido em caso de ataque ou casos de violência em unidade de ensino.

“Desde quando começaram a surgir boatos nas redes, entramos em alerta e destacamos efetivo para, no início do horário letivo, estarmos a postos para verificar e inibir quaisquer ações que porventura colocassem em risco a segurança de alunos e profissionais da Educação na Escola citada nas redes”, afirmou Borges.

O secretário lamentou o que chamou de “triste coincidência”, que foi o ataque numa creche em Santa Catarina, mas destacou as inúmeras ações de aprimoramento da segurança que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Defesa Social, vem implementando para a Educação, citando como exemplo a intensificação da ronda escolar feita pela Guarda Municipal.

Marília Silveira chamou a atenção para a abordagem multilateral da questão: “Além do protocolo convencional, que envolve o uso de uniforme, a restrição ao atendimento ao público em geral durante o recreio e o controle das pessoas que têm acesso ao ambiente escolar, também contamos com o envolvimento das comunidades que, sem exceções, manifestam o reconhecimento pelo trabalho das escolas nos territórios”.

BOTÃO DO PÂNICO PARA EMERGÊNCIA

Também foi anunciada uma novidade, que é a Linha de Emergência, semelhante a um botão de pânico, que quando acionada mobiliza a Defesa Social, que por sua vez aciona as forças de segurança e socorro que atuam no Município.

Conforme a demanda, Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil ou Corpo de Bombeiros são imediatamente deslocados para atender a ocorrência, em qualquer Escola.

As duas secretarias também trabalham em conjunto para acelerar o processo de revisão e, quando necessário, recomposição do videomonitoramento nas escolas.

A Secretaria de Educação deve ainda intensificar a aquisição e recuperação – quando for o caso, instalação – de materiais que são importantes para a segurança interna e controle de acesso, como é o caso de fechaduras, grades, alambrados e afins.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA | COM INFORMAÇÕES DA SECOM-PMSM