Segue repercutindo em todo o Espírito Santo uma aberração eleitoral registrada na Câmara de São Mateus, em flagrante desobediência à legislação vigente.

O vereador Cristiano Balanga (PP), da base legislativa de apoio ao prefeito Daniel Santana, o Daniel das Festas (PDT), usou a transmissão ao vivo pelas redes sociais e pela TV aberta para pedir votos na disputa à reeleição, ao fazer uso da tribuna na sessão ordinária de segunda-feira (26/08).

E o mais absurdo: à vontade entre os desmandos que marcam a atual política em São Mateus, Balanga aproveitou para pedir votos até para um correligionário dele que é candidato a vereador na Grande Vitória.

Após discursar pedindo votos para si mesmo, Cristiano Balanga dirigiu-se aos eleitores de Cariacica, conclamando-os a votar em Rodrigo Celeiro, lembrando que no fim de semana anterior havia participado do lançamento da candidatura do colega.

Balanga chegou a citar o número de urna com o qual Rodrigo Celeiro disputa as eleições municipais pelo PP em Cariacica.

VEJA O VÍDEO:

O perfil de Cristiano Balanga no Instagram contém fotos do evento em Cariacica. “Prestigiando nosso candidato de Cariacica, Rodrigo Celeiro 11456 👊.
#buzinouénós 🤙🚀”, comentou o vereador numa delas.

Na mesma sequência, Rodrigo Celeiro responde: “Vc é um grande irmão @cristiano_balangaE, depois, Balanga devolve: “@rodrigoceleiro tamo junto irmão🤙🚀“.

CIETY E SIMIÃO

Além de Cristiano Balanga (PP), a vereadora Ciety Cerqueira (PT) e o vereador Carlinho Simião (MDB), também na disputa à reeleição, usaram os discursos da tribuna da Câmara de São Mateus para pedir votos aos eleitores, aproveitando a transmissão ao vivo pela Câmara Municipal por meio de seus perfis no Youtube e Facebook, e na TV aberta, por meio da contratada TV Sim. A conduta é proibida pela legislação eleitoral.

Ciety Cerqueira pediu votos apresentando seu número de urna nas Eleições 2024, detalhou o evento çde lançamento de sua campanha, confessando que utiliza servidores do Legislativo para atividades em busca da reeleição. Além disso, a petista disse que apresentaria, ao longo das sessões ordinárias, 13 propostas (numa alusão ao número de seu partido) e detalhou a primeira delas na sessão de segunda-feira (26/08).

Já Carlinho Simião reforçou o apoio de lideranças que estão apoiando sua candidatura à reeleição, pediu votos para “vereadores compromissados com a população”, inserindo-se nesse contexto: “Vamos votar em quem merece para retornar a esta Casa de Leis”.

REQUERIMENTO À CÂMARA DE SÃO MATEUS

O caso esdrúxulo constatado na Câmara de São Mateus provocou a reação do candidato a vereador André Oliveira, que disputa as Eleições Municipais 2024 pelo Republicanos.

Ele protocolou um requerimento no Legislativo solicitando à Presidência que adote medidas para coibir a sequência do “uso indevido e indisciplinado” da tribuna por vereadores em tentativa de burlar o Código Eleitoral.

André Oliveira disse que acionaria o Ministério Público Eleitoral e a Justiça Eleitoral para tomar as medidas cabíveis contra os indícios fortes de prática de propaganda eleitoral ilegal na Câmara de São Mateus.

No total, 234 candidatos(as), incluindo os 11 parlamentares atuais, disputam as eleições para vereador(a) em São Mateus. A disputa majoritária tem cinco chapas de candidatos(as) a prefeito(a) e vice-prefeito(a).

O OUTRO LADO

O CENSURA ZERO disponibiliza espaço para possíveis manifestações dos citados sobre o assunto tratado nesta reportagem.

Havendo retorno, o texto será atualizado.

VEJA TAMBÉM:

COM A PALAVRA, O MP ELEITORAL! – Em sessão transmitida na TV aberta, vereador Balanga pede votos para ele, em São Mateus, e até para candidato de Cariacica

ELEIÇÃO EM SÃO MATEUS – Ciety usa tribuna da Câmara para propaganda eleitoral e pede votos com número de urna em sessão na TV aberta

ELEIÇÕES 2024 – Em São Mateus, Carlinho Simião pede votos para reeleição em sessão transmitida na TV aberta e cita Isamara

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA