O prefeito Lucas Scaramussa recebeu na manhã desta terça-feira (15/04) o governador Renato Casagrande para o lançamento da Operação Colheita 2025 em Linhares, que é um dos 73 municípios capixabas que passam a contar com reforço de policiamento e ações estratégicas de segurança no período de colheitas. O evento contou com as presenças do vice-governador Ricardo Ferraço, vice-prefeito Franco Fiorot, vereadores e lideranças políticas e comunitárias.

Em Linhares, a Operação Colheita 2025 será integrada entre a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal. A apresentação das ações que serão executadas pela corporação foi feita pelo secretário municipal de Segurança Pública, Eduardo Costa Negro, que divulgou uma novidade: a instalação de 18 câmeras de leitura de placas (cerco eletrônico) em pontos estratégicos do interior do Município para monitorar e identificar casos.

Outra ação da Prefeitura de Linhares desenvolvida pela secretaria municipal de Agricultura é a criação de um Grupo Inteligente de Diálogo, via aplicativo, com as forças de segurança e representantes de comunidades rurais para interação sobre a segurança neste período da colheita.

Visitas tranquilizadoras

Além do reforço no policiamento, a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) e a Guarda Civil Municipal realizarão visitas tranquilizadoras em propriedades e comércios, estreitando o relacionamento com os moradores das áreas rurais. Essa abordagem busca promover a troca de informações úteis e necessárias para a execução da operação, bem como orientar sobre comportamentos seguros e identificar eventuais ameaças à segurança.

O objetivo da Operação Colheita é levar mais segurança para produtores rurais, garantindo a proteção de produtores, trabalhadores, comerciantes e moradores, considerando o aumento da circulação de pessoas, mercadorias e valores nesse período. A Operação teve início no dia 1º de abril e se estende até 30 de novembro, atendendo à demanda de segurança pública de diversos tipos de culturas agrícolas.

O governador destacou que o Espírito Santo começou a Operação Colheita com um nível de antecipação e preparação. “É um investimento que fazemos indenizando os policiais militares para que possam percorrer os interiores, as estradas rurais, com viaturas equipadas para aguentar esse terreno. O café está com um preço alto, os equipamentos agrícolas são de valor alto e precisamos dar segurança a esses produtores”.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA | COM INFORMAÇÕES DA SECOM-PML