A Prefeitura de Vitória publicou, no Diário Oficial dessa quarta-feira (14/05), a portaria que regulamenta o processo de atualização cadastral dos permissionários e defensores de táxis no município, além da obrigatoriedade da instalação de um integrador de inteligência artificial nos veículos. As atualizações serão necessárias para que os profissionais usem o aplicativo Táxi VIX, que está em fase de implantação.

O prazo para regularização junto ao órgão começará nesta segunda-feira (19). Somente serão liberados para o serviço os permissionários e defensores que estiverem com a documentação e o veículo com o equipamento instalado. Não serão admitidas autorizações temporárias ou especiais havendo pendências não resolvidas.

Tecnologia

Segundo o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran), Alex Mariano, com o uso da tecnologia, a medida visa modernizar a frota de táxis e garantir maior transparência e segurança ao serviço oferecido regularmente.

O aplicativo oferecerá transparência na prestação do serviço, uma vez que o passageiro pagará ao final da corrida o valor correspondente ao aferido pelo taxímetro, uma exigência legal.

“Isso será possível com a integração deste equipamento com a plataforma do aplicativo por meio da transmissão das informações por um equipamento denominado integrador de inteligência artificial – (Integrador de IA)”, explicou Alex Mariano.

Documentação necessária para o cadastramento:

-Cópia da CNH (categorias B, C ou D, com EAR e mínimo de 12 meses de habilitação)

-Comprovante de residência

-Certidão criminal (emitida pelos Fóruns de Vitória e do domicílio)

-Certidão negativa de débitos com a Prefeitura

-Laudo médico de aptidão profissional

-Último crachá (ou BO em caso de perda)

-Nada Consta do Detran (pontuação da CNH)

Onde acessar:

-Certidão criminal: TJES

-Certidão de débitos: Prefeitura de Vitória

Os Permissionários devem incluir também:
  • Cópia do CRLV (Licenciamento).
  • Cópia da aferição do taxímetro.

A documentação deve ser digitalizada e enviada via Protocolo Online da PMV (https://protocolo.vitoria.es.gov.br/). Não serão aceitos documentos entregues presencialmente.

Regularização de Pendências

Caso haja irregularidades ou pendências, o permissionário terá 60 dias para regularizar a situação, sob risco de suspensão ou cassação da permissão. Quem não iniciar o processo a partir desta segunda-feira (19) estará sujeito a penalidades legais.

A portaria reforça que após a atualização cadastral e instalação do equipamento, o veículo estará liberado para operar. Não haverá autorizações temporárias enquanto houver pendências.

Ferramenta

Com o novo aplicativo, os usuários poderão solicitar corrida de maneira conveniente, sem, necessariamente, precisar procurar por táxis na rua.

Um dos objetivos principais é proporcionar aos motoristas uma ferramenta tecnológica moderna e funcional que faça frente aos aplicativos com menor custo e trazer mais benefícios aos taxistas.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA | COM INFORMAÇÕES DA SECOM-ES