As academias de ginástica vão continuar fechadas no Espírito Santo por mais uma semana. O novo decreto do Governo do Estado, que será publicado em edição extra do Diário Oficial, prorroga a suspensão do funcionamento até o próximo sábado, dia 23 de maio.
A decisão foi tomada pelo governador Renato Casagrande, nesta sexta-feira (15/05), durante a reunião da Sala de Situação de Emergência em Saúde Pública. Na ocasião, o governador também anunciou o novo Mapa de Gestão de Risco do Espírito Santo, que entra em vigor na próxima segunda-feira (18/05) e segue até o domingo (24/05).
O novo Mapa de Gestão de Risco segue o atual modelo de Matriz de Risco, que leva em consideração o coeficiente de casos confirmados por 100 mil habitantes e a taxa de ocupação dos leitos de UTI disponíveis. Na nova atualização, o município de Presidente Kennedy saiu do grupo de Risco Moderado para Risco Alto, ao lado dos municípios de Cariacica, Fundão, Santa Teresa, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória.
Com a mudança na classificação de Presidente Kennedy, os municípios limítrofes passam automaticamente para o Risco Moderado. Desta forma, o Espírito Santo tem 24 cidades em Risco Moderado: Afonso Claudio, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Bom Jesus do Norte, Domingos Martins, Guarapari, Ibiraçu, Itaguaçu, Itapemirim, Itarana, João Neiva, Marataízes, Marechal Floriano, Mimoso do Sul, Nova Venécia, Piúma, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, São José do Calçado, São Roque do Canaã e Venda Nova do Imigrante. Outros 46 municípios capixabas seguem com o Risco Baixo.
GOVERNO FEDERAL
Na segunda-feira (11/05), o governo federal decidiu incluir os salões de beleza e barbearias e academias de esporte de todas as modalidades no rol de atividades essenciais durante a pandemia da covid-19. Com isso, esses setores passaram a ter resguardado o exercício e o funcionamento a respeito das medidas de distanciamento social.
No entanto, em abril, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, que Estados e municípios têm autonomia para regulamentar medidas de isolamento social. Por este motivo, cabe ao governo estadual a decisão e a forma para a reabertura das academias.
CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA | FONTE: FOLHA VITÓRIA