O criminoso contumaz Dilton Oliveira Pinha, conhecido como Diltão de Daniel, por ser protegido pelo prefeito de São Mateus Daniel Santana, o Daniel da Açaí (sem partido), foi denunciado pelo Ministério Público Estadual (MPES) por crime de racismo praticado contra o jornalista e radialista André Oliveira, que é Diretor de Jornalismo e Conteúdo do portal de notícias CENSURA ZERO, sediado em São Mateus-ES. O enquadramento é no Artigo 20 da Lei 7.716/1989 (praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional). 

Diltão de Daniel chefia uma milícia digital (gabinete do ódio) para achincalhamento público de cidadãos de bem, jornalistas e autoridades a mando do Chefe do Executivo. Ele é apoiado e também assessora o atual presidente da Câmara Municipal, Paulo Fundão, o Paulinho VG (PP), e outros vereadores, incluindo Cristiano Balanga (Pros), líder do Prefeito no Legislativo, e Preta do Nascimento (PSB), que é assessorada pela mulher de Diltão e também integra o gabinete do ódio. Ela é nomeada como servidora da Câmara de Vereadores de São Mateus.

Um detalhe que chama a atenção é que Preta do Nascimento já foi achincalhada por essa milícia digital há alguns anos, quando era assessora do deputado estadual Freitas, numa montagem de fake news, com textos pejorativos, que a acusava de ser “amante do parlamentar”. Freitas é considerado desafeto de Daniel da Açaí, sendo constante alvo de fake news do gabinete do ódio que, comprovadamente, atua a mando do prefeito.

A ação do MP por crime de racismo é um desmembramento de ação judicial impetrada pelo jornalista e radialista André Oliveira em 2018 por calúnia, difamação, injúria, racismo, intolerância religiosa e ameaça, que vem se estendendo no Poder Judiciário desde então, até por conta da influência dos políticos protetores de Diltão nos bastidores das esferas de poder.

A ação penal do Ministério Público por racismo praticado por Dilton Oliveira Pinha contra André Luiz da Silva Oliveira foi impetrada na 3ª Vara Criminal da Comarca de São Mateus-ES na segunda-feira (15/08/2022), depois da conclusão de inquérito pela Polícia Civil. O número do processo é 0002194-61.2022.8.08.0047.

CRIMINOSO CONTUMAZ

Diltão de Daniel é criminoso contumaz; responde a mais de 30 processos na Justiça do Espírito Santo, a maioria pela prática de crimes de calúnia, difamação e injúria, já tendo sido condenado em primeira instância em alguns deles. Mas há processos contra ele também por ameaça, intolerância religiosa, cobrança de dívida e atentado ao pudor.

A prática criminosa reiterada tem sido praticada, na maioria das vezes, com o uso irresponsável da liberdade de expressão por meio da rede de páginas de Facebook, site e grupos de WhatsApp Boca no Trombone, que tem parceria com a Secretaria Municipal de Comunicação da Prefeitura de São Mateus, com anuência do prefeito Daniel da Açaí, para divulgar ações positivas da gestão municipal e do Chefe do Executivo, além de achincalhar publicamente cidadãos, jornalistas e autoridades que sejam considerados opositores à atual administração municipal.

O OUTRO LADO

A Direção de Jornalismo e Conteúdo do CENSURA ZERO disponibiliza espaço para as manifestações do processado Dilton Oliveira Pinha, o Diltão de Daniel; do prefeito Daniel Santana, o Daniel da Açaí; e do presidente da Câmara Municipal, Paulo Fundão, o Paulinho VG, e outros vereadores citados.

Havendo retorno, o texto desta reportagem será atualizado.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA