O governador Renato Casagrande (PSB) sancionou na terça-feira (26/11) a Lei n° 12.269/2024, que concede à cidade de Linhares o título de Capital Estadual da Bocha. A iniciativa, proposta pelo deputado estadual Lucas Scaramussa (Podemos), prefeito eleito, reconhece a relevância histórica, cultural e esportiva da modalidade na região.
Com diversos pontos para a prática da bocha espalhados pela cidade, inclusive na zona rural, Linhares cultiva essa tradição que chegou ao país junto com os imigrantes italianos, por volta do início do século XX.
Para o autor da proposta, a lei é uma forma de homenagear aqueles que ajudaram a difundir e popularizar a bocha entre os linharenses, como o senhor Dari Mora. “Fico muito feliz com esse reconhecimento para a nossa cidade e, principalmente, para todos que ajudaram a propagar esse esporte”, afirma.
Scaramussa lembra também do poder de inserção social da bocha, que desde 1984 está incluído entre as modalidades disputadas nas Paralimpíadas. “Por ser uma atividade desafiadora, é muito recomendada para pessoas com disfunções motoras, uma vez que possibilita o desenvolvimento da coordenação, promovendo uma verdadeira condição de inclusão e igualdade de participação”, destaca.
Linhares atualmente conta com campeonato municipal, que já ultrapassa a vigésima edição, e, em 2023, reuniu crianças e adolescentes com deficiência para disputar a modalidade dentro do circuito do Festival Paralímpico das Loterias da Caixa.
CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA | COM INFORMAÇÕES DA ASCOM PARLAMENTAR