ARTIGO – Explorando os avanços da computação em nuvem em 2023

193

POR ENIO MORAES*

A computação em nuvem é uma revolução tecnológica que transformou a maneira com a qual as empresas operam. A solução permitiu que as companhias acessassem os aplicativos e serviços mais recentes, reduzindo custos e melhorando o desempenho. À medida que a tecnologia continua a evoluir, espera-se que os avanços mais consideráveis na cloud computing tomem forma em 2023 e sejam ainda mais significativos. 

De segurança e escalabilidade aprimoradas a serviços mais acessíveis e econômicos, a nuvem deve se tornar ainda mais difundida nos próximos anos. Também, podemos esperar avanços em escalabilidade de rede, análise avançada e inteligência artificial (IA) para aumentar ainda mais os recursos dessa ferramenta de armazenamento.

O que é computação em nuvem?

A computação em nuvem, ao contrário de um servidor local ou um computador pessoal, usa uma rede de servidores remotos hospedados na Internet para armazenar, gerenciar e processar dados. Ela permite que as empresas acessem aplicativos, dados e recursos armazenados em servidores remotos em vez de em seus discos rígidos, além de possibilitar o aumento ou redução de recursos de computação com rapidez e eficiência, conforme necessário. 

A cloud computing também ajuda com o poder de computação, permitindo um acesso mais amplo do que um servidor local. Com a ferramenta, é possível obter mais de seus dados e aplicativos, além de economizar tempo e dinheiro, conservando um ambiente seguro. Não é à toa que a computação em nuvem está se tornando cada vez mais popular no mundo dos negócios. Com suas muitas vantagens, cada vez mais empresas tendem a recorrer à solução para atender às necessidades de computação.

Avanços na computação em nuvem em 2023

  1. Segurança e escalabilidade aprimoradas

A segurança na nuvem é uma tendência emergente que deve se tornar ainda mais significativa nos próximos anos. Espera-se que novas tecnologias, como autenticação multifator e segurança baseada em inteligência artificial, a tornem mais robusta e escalável. Também, podemos esperar soluções de segurança avançadas projetadas para ambientes de nuvem híbrida, com maior segurança, mais interoperabilidade e proteção de dados internacional. 

Essas melhorias ajudarão as organizações a criar arquiteturas de segurança abrangentes e resilientes, que podem ser dimensionadas rapidamente com a crescente demanda por serviços. A segurança também torna mais fácil e econômico cumprir os regulamentos e proteger os dados, o que provavelmente aumentará sua adoção.

  1. Análise avançada

A análise baseada em nuvem revolucionou a forma com a qual as empresas tomam decisões estratégicas desde a sua criação. À medida que a tecnologia continua a evoluir, podemos esperar soluções analíticas mais avançadas, que permitirão que as organizações obtenham insights sobre seus dados ainda mais rapidamente. 

Com uma ênfase crescente em insights em tempo real para machine learning, espera-se que a análise baseada em cloud tenha avanços significativos nos próximos anos. Como resultado, os analistas podem obter informações sobre seus dados com mais rapidez e precisão.

  1. Serviços econômicos

Com relação aos serviços de baixo valor de desenvolvimento, espera-se que os provedores de computação em nuvem invistam em infraestrutura para diminuir os custos dos serviços ofertados e, ao mesmo tempo, forneçam mais recursos e melhor desempenho. Isso tornará a cloud computing, que está se tornando cada vez mais viável para todas as organizações, independente do tamanho, setor ou recursos; mais econômica e acessível do que nunca.

  1. Inteligência Artificial (IA)

Com mais organizações investindo em IA e machine learning, os provedores de computação em nuvem devem otimizar sua infraestrutura para dar suporte a esses avanços, o que provavelmente tornará a solução ainda mais poderosa e valiosa do que é hoje. Espera-se que a cloud computing se torne mais difundida à medida que as organizações usam soluções baseadas em IA.

Algumas possíveis áreas de foco para os avanços da computação em nuvem em 2023 podem incluir o uso crescente de arquiteturas de nuvem híbrida, a expansão dos recursos de edge computing, o crescimento da computação sem servidor e a integração de inteligência artificial e machine learning em uma gama mais ampla de aplicativos e serviços. Esses avanços provavelmente trarão maior eficiência, agilidade e escalabilidade para as organizações, permitindo que elas aproveitem melhor o poder da nuvem para atender às suas necessidades de negócios.

*ENIO MORAES é CEO na Semantix

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA

COMENTE ESTA NOTÍCIA!